A cultura da erva-mate, tradicional no Rio Grande do Sul, está ganhando novo fôlego no município de Aratiba. Com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, o cultivo vem se consolidando como uma importante alternativa de renda para os produtores rurais da região.
Para fomentar ainda mais o setor, a prefeitura está subsidiando 50% do valor das mudas de erva-mate. A iniciativa já resultou na aquisição e distribuição de mais de 24 mil mudas, que estão sendo entregues diretamente aos agricultores do município.
Segundo o secretário de Agricultura de Aratiba, Cleimar Presotto, a aposta na erva-mate vai além do aspecto econômico. “Acreditamos no potencial desta cultura como fonte geradora de renda, diversificando a propriedade, tornando-a mais estável diante das variações das monoculturas, possibilitando a manutenção do homem no campo e viabilizando sua propriedade”, afirma.
O incentivo visa ampliar a produção local e atrair novos produtores para o cultivo da erva-mate, promovendo a sustentabilidade no meio rural e fortalecendo a economia local.