Aratiba realiza atividades sobre o Setembro Amarelo

126

O Governo de Aratiba, através da Secretaria de Assistência Social e CRAS, realizou, nesta segunda-feira (9), diversas atividades com os idosos prioritários e com o grupo de mulheres do Paif sobre o Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio. As atividades aconteceram na casa do Idoso.

Além de dinâmicas sobre o Setembro Amarelo, foi realizada uma palestra com a Psicóloga da Assistência Social e do CRAS, Janine Maliska, que falou sobre o tema da prevenção ao suicídio. “Falar sobre o suicídio é fundamental. Porque normalmente as pessoas podem ter um bloqueio de falar sobre algo tão importante. Nesse sentido, conversa pode abrir perspectivas e até alertar a outra pessoa para tomar medidas mais drásticas para solucionar a situação. Na Assistência Social tem uma caixa de acolhimento com o objetivo de acolher as pessoas que estejam passando por momentos difíceis ou em riscos, o objetivo é fazer com que as pessoas falem através de um bilhete anônimo”, explicou.

Segundo Janine, entre os fatores que são considerados de risco estão: preocupação com sua própria morte ou falta de esperança, expressão de ideias ou intenções suicidas, diminuição ou ausência de autocuidado, mudanças na alimentação ou hábitos de sono, uso abusivo de drogas, álcool, alterações nos níveis de atividade ou de humor, crescente isolamento de amigos e família, diminuição do rendimento escolar, auto agressão, mudanças no vestuário para cobrir partes do corpo, relutância em participar de atividades físicas que antes eram apreciadas, histórico de tentativas de suicídio, transtorno mental, bullying, abuso sexual, suicídios na família, baixa autoestima, populações vulneráveis a pressões sociais, LGBT, indígenas, negros entre outros.