Foi assinado, com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Rafael Malmann, o Termo de Cooperação do programa “Desassorear RS” em evento realizado na Rodoviária Municipal de Aratiba. Na oportunidade, outros oito municípios do Alto Uruguai também assinaram o Termo.
Este Termo destina a Aratiba R$ 700 mil para trabalhos junto ao Rio Novo e Rio Agulha, que cortam a área urbana. A execução dos serviços é de forma imediata. Além de Aratiba, assinaram o Termo, nesta ocasião, Barra do Rio Azul, Charrua, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Ipiranga do Sul, Jacutinga, Ponte Preta e Quatro Irmãos. O eixo 1 do programa terá um investimento total de R$ 300 milhões destinados a municípios gaúchos que decretaram estado de calamidade ou emergência.
![](https://radioaratiba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/desassorearrs-termo-servicos-rios-limpeza-desastres-clima-prevencao-seguranca-municipios-investimentos-02.jpg)
Estiveram presentes, além do secretário estadual Rafael Malmann e Administração Municipal de Aratiba, representada pelo prefeito Geison Carbonera e vice Joarez Miechuanski, demais membros da Administração e Poder Legislativo, os prefeitos e representantes de cada município contemplado. Também, o presidente da Amau e prefeito de Marcelino Ramos, Viannei Mafissoni. Ainda, marcaram presença deputados, a imprensa regional e público em geral.
![](https://radioaratiba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/desassorearrs-termo-servicos-rios-limpeza-desastres-clima-prevencao-seguranca-municipios-investimentos-03.jpg)
O programa
O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.
O trabalho será implementado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), juntamente com as gestões municipais, que contarão com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência a alagamentos.
Registro de entrevistas durante o evento
![](https://radioaratiba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/desassorearrs-termo-servicos-rios-limpeza-desastres-clima-prevencao-seguranca-municipios-investimentos-04.jpg)
![](https://radioaratiba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/desassorearrs-termo-servicos-rios-limpeza-desastres-clima-prevencao-seguranca-municipios-investimentos-05.jpg)