Atitudes para começar bem o dia

88

Corpo e mente em harmonia
Nem sempre é fácil levantar cedo e encarar uma rotina atarefada. No entanto, quando você começa a cuidar da saúde física e emocional desde o momento em que acorda, o dia fica não apenas mais saudável, mas, também, muito mais prazeroso. Experimente! Siga estas dicas:

Beba água em jejum
Tomar um copo do líquido, de preferência ainda na cama, promove a limpeza e a hidratação do sistema digestivo. Assim, você prepara os órgãos para digerir os alimentos que serão ingeridos ao longo do dia.

Higienize a boca e escove os dentes
Antes de falar o primeiro “bom dia”, não se esqueça de higienizar a boca – esse cuidado deixa o mau hálito causado pelo jejum noturno para trás. Após o café da manhã, faça uma limpeza mais caprichada, usando a escova de dentes, fio dental e um enxaguante bucal para finalizar.

Invista no café da manhã
Nada de pular essa refeição! Afinal, ela fornece energia para corpo e mente desempenharem suas atividades. Inclua frutas, pães, cereais integrais e uma fonte de proteína (queijo ou tofu, por exemplo) no cardápio.

Alongue-se
Ao despertar, dê uma bela espreguiçada, esticando braços, pernas e laterais do corpo por aproximadamente cinco minutos. Dessa forma você diz aos músculos que chegou a hora de se preparar para mais um dia.

Medite
Ficar em silêncio por cerca de 10 minutos, prestando atenção na respiração, só traz benefícios. Além de relaxar o corpo, o hábito melhora a concentração e ajuda a encarar a vida de um jeito mais positivo.

Xô, sedentarismo
Para manter corpo e mente saudáveis, praticar uma atividade física é essencial. Se o exercício for realizado de manhã, melhor ainda! Tente incluir esse hábito na agenda o quanto antes.