O Rio Grande do Sul vive o momento da colheita da soja. principal fonte de renda entre os agricultores que utilizam da terra. A soja tem um mercado mundial, é resistente ao clima e, para muitos, é até mesmo usada como moeda.
A nível de Brasil, a colheita atingiu 91%, conforme estimativas realizadas na sexta-feira (21). No Rio Grande do Sul a área colhida chegou a 54%. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul toda a área foi colhida.
O engenheiro agrônomo Luciano Remor explicou que, no comparativo com o mesmo período de colheita em 2022, a região Sul está atrasada. No ano passado, neste época, cerca de 86% já estava colhido.
A produtividade média estava também em 54 sacas por hectare. Neste ano a área colhida é de apenas 66% e a produtividade caiu 1 saco por hectare. No entanto, agora o processo é rápido e depende apenas do tempo bom.
Há uma projeção de chuva para esta terça e quarta-feira, dias 25 e 26, fazendo com que as atividades parem. No entanto, após isso, abre nova janela de colheita, o que deve levar a área colhida para próximo de 90% na região.