Barra do Rio Azul promove 1º Filó Natalino Italiano

333

O filó era um encontro de famílias, que se reuniam para rezar, cantar, jogar, contar causos. Com objetivo de recordar os costumes e manter presente a memória dos tempos antigos, a Prefeitura de Barra do Rio Azul realizou, na última quarta-feira (11), o 1º Filó Natalino Italiano. Foi uma noite marcada pela integração da comunidade, cultura e seus valores.

A recepção aconteceu em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira com muita cantoria a cargo do grupo Stella de Pietra. Em seguida iniciou-se a caminhada em direção ao Centro de Eventos.

As pessoas participaram com roupas típicas, caracterizando o filó, e carregaram lampiões, entre outros símbolos.

Durante a caminhada, o destaque ficou por conta do carro alegórico, que lembrava a bebida típica da etnia italiana, o vinho, servido nos encontros de famílias. Já na Praça São Miguel, junto ao Mirante, a parada foi para degustar produtos do Vinhedo Soliman, e acompanhamentos de polenta brustolada, queijo, salame, grappa e cachaça. A caminhada seguiu até o Centro de Eventos, onde ocorreram as apresentações artísticas e foram servidas as comidas típicas.

Destaca-se a presença e as apresentações dos grupos de idosos que abrilhantaram a festa, além de grupos italianos do Município e de outras cidades.

O grupo Stella Di Pietra, de Itá-SC, animou e cantou músicas da etnia italiana, entre outras.

O 1º Filó Natalino Italiano de Barra do Rio Azul ficou marcado por momentos de diversão e emoção, alegria, além de uma volta ao passado, trazendo para o presente uma história de vida que não podemos esquecer. Quem participou do Filó teve a oportunidade de vivenciar o resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos.