Uma jovem mamãe de Linha Cinco, comunidade distante cerca de 6 km do centro de São Valentin, ligou para os bombeiros da cidade no final da manhã desta quinta-feira(5), pedindo socorro pois sua filha que havia se engasgado na amamentação. Quem atendeu o telefone foi o próprio comandante da corporação que passou orientações e procurou acalmar a jovem, que ficou mamãe ha cerca de um mês. Mesmo entendendo que o problema tinha se resolvido por telefone, Edilberto Sonza deslocou-se com a ambulância e uma enfermeira com destino a casa da solicitante.
No caminho, já próximo do local mas ainda na RS 480, se depararam com um acidente de trânsito e tinha acabado de acontecer. Ao começar o socorro os dois bombeiros se surpreenderam: no carro capotado às margens da rodovia estava a mamãe que momentos antes pedia socorro a filha, o bebê e a vovó. Para adiantar o socorro ao filho, a mulher se deslocava às pressas para encontrar os bombeiros ainda no caminho, quando aconteceu o acidente.
Os três foram encaminhados no mesmo momento para a Unidade de Saúde da cidade, tratando de ferimentos superficiais. Segundo o próprio comandante dos bombeiros, o bebê, a mamãe e a avó já se recuperaram do susto. O bebê já voltou a se amamentar.
Para complementar o tratamento, as três vítimas do acidente, depois dos cuidados na Unidade Básica de Saúde de São Valentim, foram encaminhados para exames de imagens em Erechim. As três sofreram somente escoriações leves.