A MetSul Meteorologia alerta que a onda de calor excessivo no Brasil vai ganhar força e atingir o seu máximo de intensidade no Brasil nesta semana com marcas acima de 40ºC em vários estados e que vão se estender para o Sul do Brasil com o avanço de ar muito quente para áreas mais meridionais do país.
Ar quente já vem atuando no Sul do Brasil há dias com o calor mais concentrado sobre o Paraná, onde em diversas cidades as máximas à tarde têm passado dos 35ºC.
No Centro do Brasil, o calor tem sido intenso a extremo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste com marcas durante a tarde próximas e acima dos 40ºC.
Nos próximos dias, em particular na semana que começa, a massa de ar seco e quente sobre o Brasil vai se intensificar ainda mais. E, além disso, vai se expandir. Com isso, a semana que começa deve ter temperaturas máximas perto e acima de 40ºC de Norte a Sul do Brasil.
CALOR AUMENTA MUITO NO SUL
O calor que já se sente neste fim de semana entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná vai aumentar muito nesta semana na Região Sul e alcançar cidades que até agora escaparam das temperaturas muito altas, casos do Centro e do Sul do estado gaúcho. Onde o tempo já está quente, a temperatura se eleva ainda mais com calor excessivo.
No Paraná, a semana quase toda será muito quente com marcas perto e acima de 40ºC em muitas cidades. O Oeste e o Norte paranaense serão as regiões mais quentes com previsão de máximas em vários dias ao redor e acima de 40ºC. Mesmo a fria Curitiba pode ter tardes com 32ºC a 34ºC.
Santa Catarina igualmente deve enfrentar calor excessivo nesta semana com marcas em diversas cidades acima de 35ºC e que em alguns municípios podem ficar ao redor e talvez acima dos 40ºC, especialmente na segunda metade da semana com uma condição pré-frontal.
No Rio Grande do Sul, o calor aumenta na Metade Norte gaúcha nesta segunda e vai tomar conta do estado entre terça e quarta, os dias que devem ser os mais quentes da semana com máximas acima de 35ºC em muitas cidades e perto de 40ºC em algumas em calor excessivo.