Em 2017, Aratiba completa 62 anos de emancipação político-administrativa e 100 anos de colonização. E para comemorar esta data tão significativa, a Câmara de Vereadores de Aratiba realizou uma Sessão Solene de Homenagens à casais e cidadãos do Município. A solenidade aconteceu, no último sábado (7), no Salão Paroquial e reuniu autoridades, homenageados e familiares.
É o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal àqueles que de uma forma ou de outra ajudaram a construir o progresso de Aratiba e seu povo.
O presidente do Legislativo, vereador Jandir Tamanho, abriu a Sessão cumprimentando e agradecendo a todos. Em seguida, o Padre Dirceu Balestrin fez a oração e, logo após, foram entregues as placas de homenagem.
Receberam a homenagem, pelos 60 anos de casados, Edmundo e Inge Bugs, Ângelo e Lucia Calza, Generino Luiz e Izidora Bianchi, Vendelino e Olivia Fiorini, Albano e Leonilda Hoffmann, Urbano e Ires Hoffmann, Luduvico e Maria Kososki, e Onelio e Neri Morgan. Já pelos 65 anos de casados, Lotide e Clementina Dallazen e, pelos 68 anos de casados, Domingos e Lodovina Parise.
Também foram homenageados Basílio Ongaratto (cidadão honorário, pelos 80 anos residentes no município de Aratiba), Dr. Adolfo Jorge Siqueira Dino (pelos relevantes serviços prestados com extrema dedicação e empenho durante 20 anos em prol da população aratibense), Roque Paris (título de presidente emérito do PMDB do Município) e João José Flach (pelos 34 anos de comunicador da Rádio Aratiba, 900 AM, e pela atuação no programa líder de audiência na região, a Hora Chimarrão).
Para o vereador presidente, Jandir Tamanho, estas homenagens são uma forma de valorizar as pessoas que fizeram crescer Aratiba. “Pra mim, com 28 anos de vereador, é uma das reuniões mais importantes que realizamos na Câmara de Vereadores, porque quem respeita o passado, vive o presente. Por isso, queremos comemorar estes 62 anos de emancipação e os 100 anos de colonização homenageando estes casais e os cidadãos”.
Os deputados Gilberto Capoani e Alceu Moreira destacaram a iniciativa do Poder Legislativo de Aratiba, de forma inédita, em reconhecer e homenagear casais com 60 anos ou mais de união matrimonial. Isso significa valorizar as famílias. Esses casais, que ao longo dos anos superaram as dificuldades, agora se tornam exemplo para as novas gerações. Quando assistimos hoje aos programas de televisão, não todos, felizmente, mas alguns, eles procuram mostrar mais o que não dá certo do que o que dá certo. Esposo, esposa, filhos, marido, esposa, filhos, parece que é algo em desuso, se nos deixamos levar por esse tipo de mídia, que não valoriza algo tão importante como é a família. Casais e pessoas que honram as promessas matrimoniais e suas famílias.
Entre as autoridades, estiveram presentes os vereadores, presidente do Legislativo, Jandir Tamanho, vice-presidente, Maria Luiza Müller Ferrasso, primeiro secretário, Adelar Dall Agnol, segundo secretário, Rafael Juliano Dino, Claudia Morgan Lazarotto Mocellin, Lenir Christmann, Marco Antonio Machado e Amélio Casasola, prefeito municipal, Guilherme Eugenio Granzotto, vice-prefeito, Izelso Zin, deputado estadual Gilberto Capoani, deputado federal Alceu Moreira e o Padre Dirceu Balestrin.