O Rio Grande do Sul teve uma quarta-feira e um amanhecer de quinta como não havia ainda experimentado neste ano. Os gaúchos enfrentaram chuva, vento e geada. Efeito do ingresso da parte mais intensa de uma massa de ar frio e de um centro de baixa pressão que atuava no Oceano Atlântico nas latitudes a Leste do Rio da Prata.
A circulação de umidade do sistema ciclônico no Atlântico Sul trouxe nebulosidade e chuva. Choveu em diversos pontos do Centro, Sul e do Leste gaúcho, mas, como esperado, com volumes baixos. Na esmagadora maioria dos locais a precipitação não superou 5 mm.
O risco de granizo isolado se confirmou. Foi registrado granizo localizado que caiu em grande quantidade entre os municípios de Herveiras e Sinimbu. O fenômeno também se deu em pontos de Gramado Xavier.
A quarta-feira já começou fria com mínimas abaixo de 10ºC em grande parte do território gaúcho. As menores mínimas na madrugada da quarta-feira foram de 3,9ºC em Espumoso, 4,9ºC em Soledade, 5,5ºC em São José dos Ausentes, 5,9ºC em Bom Jesus, 6,3ºC em Canela, 6,7ºC em Getúlio Vargas e Caxias do Sul e 6,8ºC em Vacaria.
O amanhecer desta quinta-feira foi de muito frio e com formação de geada nos três estados do Sul. No Planalto Sul Caterinense, em Bom Jardim da Serra e Urubici, foi registrado chuva congelada. As mínimas chegaram a 04ºC nesta região.
Esta massa de ar frio que atua no Sul do Brasil se reforça entre hoje e amanhã. A tendência é que o ar frio avance para Norte e alcance muitas áreas também do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acentuada queda da temperatura.
No fim de semana, a influência do ar frio persiste com temperatura amena no Sudeste do Brasil enquanto no Rio Grande do Sul diminui a sua atuação, embora ainda faça frio durante a noite. As máximas é que devem se elevar mais no estado gaúcho, sobretudo no domingo.