24.1 C
Aratiba
segunda-feira, 7/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaChuva avança e já provoca altos volumes no interior gaúcho

Chuva avança e já provoca altos volumes no interior gaúcho

Chuva está de volta ao Rio Grande do Sul neste começo de semana e com volumes altos em parte do estado, confirmando os avisos da MetSul Meteorologia de que o tempo no território gaúcho mudaria nesta segunda-feira por conta de um centro de baixa pressão atmosférica.

A mudança do tempo se dá pela atuação de um centro de baixa pressão atmosférica que avança de províncias do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, com formação de nuvens mais carregadas a instabilidade.

A chuva teve início ainda no final do domingo na Fronteira Oeste, mas, como previsto, a instabilidade avançou para outras regiões e se intensificou entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.

A chuva atingiu na primeira metade desta segunda-feira principalmente cidades do Oeste, Centro e o Sul do estado, inclusive com acumulados altos em algumas cidades do Oeste gaúcho.

Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram até o fim da manhã de hoje acumulados de 56 mm em Quaraí, 28 mm em Livramento, 23 mm em Alegrete, 11 mm em São Vicente do Sul, 8 mm em Dom Pedrito, 7 mm em Bagé e 5 mm em São Gabriel e São Luiz Gonzaga.

Já estações particulares apontaram até o final da manhã volumes de 60 mm na cidade de Uruguaiana, 57 mm em Barra do Quaraí, 56 mm em Quaraí, 33 mm em Itaqui e em Alegrete, 27 mm em Maçambará, 27 mm em São Francisco de Assis e 25 mm em Santiago.

Nas próximas horas, a tendência é que a chuva prossiga no Oeste, no Centro e no Sul do estado enquanto se espera que as precipitações alcancem as demais regiões gaúchas que ainda não tiveram chuva, como a Serra e a Grande Porto Alegre.

Na terça-feira, a chuva prossegue no Rio Grande do Sul e atinge a maior parte do estado no decorrer do dia. As precipitações mais expressivas ocorrem na Metade Leste, como em pontos do Sul, da costa, Grande Porto Alegre e Serra.

No extremo Oeste gaúcho, estarão os poucos pontos do estado sem previsão de precipitação. Na quarta-feira, chuva ainda em parte do estado. As Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul ainda devem ter nuvens e períodos de chuva no decorrer do dia, intercalados com momentos de melhoria e aberturas.

No Oeste e no Noroeste gaúcho, o tempo firme predomina e o sol aparece. As mais recentes projeções de chuva indicam que a sequência de três dias com chuva deve trazer acumulados acima de 50 mm em vários pontos do Rio Grande do Sul com possibilidade de volumes perto e acima de 100 mm em alguns pontos.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments