O começo desta segunda-feira é marcado por chuva, vento e frio no Rio Grande do Sul. A madrugada foi de rajadas de vento acompanhando a chuva em Porto Alegre e em outras cidades gaúchas, aumentando a sensação de frio para quem está na rua.
O vento foi consequência do ingresso de uma massa de ar frio enquanto a chuva decorre de uma frente fria que atua nesta segunda-feira no Sul do Brasil. A imagem de satélite do final da madrugada mostrava a frente sobre a Região Sul com baixa pressão na costa que impulsionava o ar frio com vento.
Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram até às 6h da manhã desta segunda-feira vento de 57 km/h em Tramandaí, 56 km/h em Encruzilha do Sul, 53 km/h em Porto Alegre, 52 km/h em São Vicente do Sul, 51 km/h em Soledade e 50 km/h em Dom Pedrito. Já a chuva acumulada em 24 horas até às 6h na rede oficial foi de 34 mm em Porto Alegre (Belém Novo), 32 mm em Camaquã, 24 mm em Campo Bom, 23 mm em Encruzilhada do Sul, 17 mm em Caçapava do Sul, 16 mm em Tramandaí e 15 mm em Rio Pardo.
A temperatura também caiu acentuadamente. Todas as estações oficiais indicavam no final da madrugada marcas abaixo de 10ºC no Oeste, Centro e o Sul gaúcho com os mais baixos registros de 5,1ºC em Quaraí, 5,5ºC em Livramento e 5,8ºC em Canguçu. Estação particular acusava 3ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste.
Chove ou garoa na maioria das regiões do Rio Grande do Sul no começo desta segunda. No decorrer do dia, a chuva se concentra na Metade Norte. No geral, os volumes não serão altos, mas em alguns pontos, como do Nordeste gaúcho, a chuva pode ser por vezes moderada a forte. O tempo começa a melhorar pelo Oeste e o Sul. No final desta segunda, tempo firme em quase todo o estado.
Ainda nesta segunda-feira a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e traz chuva para a maior parte de Santa Catarina e ainda em diversos pontos do Paraná. A atmosfera pode se instabilizar nesta segunda também no Sul do Mato Grosso do Sul e em pontos do Sul e do Leste do estado de São Paulo.