15.5 C
Aratiba
sábado, 23/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de BelezaCinco dicas para emagrecer com saúde

Cinco dicas para emagrecer com saúde

1. Para emagrecer com saúde, esqueça números
Muito mais importante do que números na balança, a nossa saúde deve ser a prioridade. Grande parte dos tratamentos para a obesidade tem foco na perda de peso. Entretanto, é necessário entender o funcionamento de seu corpo como um todo.

Para isso, procure fazer consulta com um especialista, como um nutricionista ou um endocrinologista, por exemplo. Este último te ajuda a fazer uma pesquisa inclusive de seus níveis hormonais e possíveis alterações metabólicas, caso você tenha mais dificuldades para emagrecer. Em outras palavras, a causa do sobrepeso pode estar em algum desajuste hormonal.

Outro efeito comum no ganho de peso são questões emocionais. Nesse caso, procure ajuda psicológica ou até de psiquiatras, se sua situação envolver, por exemplo, distúrbios alimentares. Esses problemas são muito sérios e podem levar à morte.

2. Coma melhor, não menos
Sim, é possível emagrecer comendo de tudo. A palavra-chave é equilíbrio, o que significa ingerir porções adequadas de comida. E, para equilibrar seu corpo, é necessário ingerir diversos tipos de alimentos, pois cada um deles possui nutrientes necessários para o funcionamento de seu organismo.

Uma boa dica para emagrecer com saúde é começar comendo verduras, frutas e legumes, pois você aumenta sua saciedade e garante nutrientes importantes para a saúde. E evite ao máximo o consumo de açúcar e prefira alimentos ricos em fibras e gorduras boas.

3. Respeite seu corpo e sua saciedade
Comeu e ficou satisfeito? Ótimo, não precisa exagerar, pois isso pode sobrecarregar seu organismo. Por isso, coma devagar – assim, seu estômago tem tempo para “avisar” ao cérebro que você ingeriu comida o suficiente para saciar sua fome.

Outra dica importante é evitar ficar sem comer por muitas horas. Quando isso acontece, você acaba ficando com fome demais e tende a comer muito rápido. Além disso, todas essas horas sem se alimentar estressa o seu organismo sem necessidade.

4. Cozinhe mais em casa
Aqui a dica de ouro é planejamento, principalmente com a rotina corrida do dia a dia. Alimentos industrializados, em sua maioria, não são saudáveis por serem cheios de químicos e devem ser evitados ao máximo.

Ademais, cozinhar em casa nos aproxima de alimentos in natura, que são ótimos para o equilíbrio de seu organismo. Alimentos in natura são aqueles que encontramos na feira ou na seção de alimentos frescos do supermercado: verduras, frutas, grãos, legumes etc.

Quando você cozinha, presta mais atenção à sua comida e fica mais fácil manter uma alimentação mais saudável, pois os alimentos foram escolha sua. Portanto, peça ajuda ao seu companheiro ou companheira, à sua família, quanto mais gente participando, melhor!

Lembre-se: uma boa alimentação previne problemas relacionados ao aumento de peso, como diabetes, hipertensão, infarto, além de dores nas articulações, entre outros.

5. Faça atividades físicas regulares
Exercícios físicos ajudam a regular o funcionamento de seu corpo, atuando, inclusive, nos hormônios. Isso contribui para seu equilíbrio energético, aumentando a sensação de bem-estar – por isso, mexer o corpo é muito importante também para sua saúde mental, que reflete na sua relação com a comida.

A regularidade de um exercício físico é mais importante do que o tipo de atividade escolhida. Por isso, escolha algo que se encaixe melhor com seu perfil: pode ser academia, andar de bicicleta, yoga ou uma simples caminhada. Tente se mexer todos os dias!

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments