Dados que apontam a importância da irrigação. Este foi o resultado da colheita em área experimental localizada na comunidade de linha Gruta, em Aratiba. A área foi a mesma onde aconteceu a terceira Noite de Campo Agrocampo, no mês de fevereiro.
Após a colheita do milho, o secretário da Agricultura de Aratiba, Joarez Miechianski, relata que no espaço, haviam uma parte do plantio irrigada e outra não, que também acabou sofrendo as consequências da estiagem que atingiu a região entre o final de 2022 e início deste ano.
“Na área irrigada, após a colheita, tivemos uma produção de 244,4 sacas por hectare. Já na área não irrigada, a produção foi de apenas 116 sacas. Uma diferença muito grande, superior a 100%. Se analisarmos ainda pelo lado financeiro, a diferença entre uma e outra área foi de R$ 10,8 mil, muito significante para efeitos de sustentabilidade da propriedade”, destaca o secretário.
Tais dados também comprovam a importância dos investimentos que o município tem realizado na área de irrigação. “A Administração Municipal tem realizado um grande esforço para auxiliar os produtores rurais de Aratiba. O programa de Irrigação e Fertirrigação, beneficia produtores em diversas frentes, como pastagens para gado de corte e leite, correta destinação dos dejetos suínos e também a aplicação de água em lavouras de milho, soja entre outros”, amplia Miechuanski.
Produtores que desejarem mais informações sobre o programa, podem passar na Secretaria da Agricultura ou ainda ligar para o telefone 3376-1114.