Como evitar que doenças contagiosas se espalhem no ambiente de trabalho

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No local de trabalho basta ouvir um “atim” para que todos comecem a ficar doentes também.

A maioria dos ambientes de trabalho é de locais fechados, com ar condicionado e pessoas trabalhando lado a lado. Tudo funciona muito bem até alguém chegar gripado, resfriado ou com qualquer doença transmissível pelo ar ou contato direto, para mais funcionários também ficarem doentes. Mas nessas condições, onde passamos até mais de oito horas por dia com alguém doente sentado muito próximo, é possível evitar uma epidemia no escritório?

Sim. É possível! O grande passo para barrar uma infestação de vírus ou bactérias é educar e conscientizar os trabalhadores. A primeira lição a ser dada é a de lavar as mãos sempre que possível. Isso já ajuda e muito. Muitas doenças são transmitidas após uma pessoa tocar uma superfície contaminada e depois tocar seus olhos, nariz ou boca.

A simples lavagem das mãos impede a proliferação de vírus e bactérias e ainda nos livramos de ameaças das doenças como hepatite, diarreia, gripe e meningite.

O segundo passo é deixar disponível álcool gel em locais estratégicos do escritório, como porta de banheiros e salas de reuniões. Para ser realmente eficaz, o álcool gel tem que ter pelo menos 60% de álcool e mesmo assim, ele não substitui uma boa lavagem com água e sabão.

Também é preciso ensinar a todos a tossir e/ou espirrar na dobra do cotovelo e não nas mãos, como de costume. Funcionários que sentirem qualquer sintoma ou mal estar, não devem apertar as mãos de outros, usar o computar ou o telefone do colega e ainda deve manter certa distância das pessoas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças sugere que o doente deve ficar a seis pés de distância dos saudáveis (aproximadamente 1,8 metros).

Atenção aos lencinhos usados para assoar o nariz: eles devem ir imediatamente para o lixo e não deixá-los acumulando (e contaminando) na sua mesa.

A empresa também tem que tomar medidas de limpeza. Ao final do expediente é preciso limpar e desinfetar os teclados dos computadores, mesas, telefones e maçanetas das portas.

Todas as etapas de higiene e limpeza para diminuir a proliferação de doenças podem ser expostas em cartazes, fichas técnicas ou até em slides mostrados em palestras. Isso sem dúvida irá trazer benefícios para todos os funcionários e também para a empresa. Afinal, para ter um dia produtivo é necessário estar com a saúde em dia!