30 C
Aratiba
segunda-feira, 23/dezembro
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaComo será o clima no mês de Setembro

Como será o clima no mês de Setembro

Clima em setembro será influenciado pelo fenômeno El Niño com o maior aquecimento do Pacífico no mês desde 2015

Setembro terá a influência de El Niño de maior intensidade no clima pela primeira vez desde 2015 e os reflexos serão sentidos. O inverno já foi de poucos episódios de frio mais intenso e os sinais da primavera já são visíveis na natureza com o canto cedo dos sabiás e as árvores que se enchem de cores. O inverno astronômico termina apenas no dia 23 de setembro às 3h50, mas o chamado período da primavera meteorológica tem início em 1º de setembro porque compreende o trimestre que vai de setembro a novembro. Setembro é, assim, um mês que marca a transição para a primavera e traz junto um aumento da temperatura.

Setembro, historicamente, é ainda um mês da estação seca no Centro do Brasil. Com isso, as médias de precipitação ainda são baixas na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país. Há muitos dias de calor intenso e alguns até extremo, particularmente no Centro-Oeste, com muitas máximas acima de 40ºC, sobretudo no Mato Grosso. Com mais calor e o tempo ainda muito seco, o número de queimadas costuma ser muito alto no Brasil Central.

Já mais ao Sul do território nacional, particularmente no Rio Grande do Sul, setembro costuma na climatologia histórica ter altos volumes de chuva com muitos episódios passados de cheias de rios e enchentes. Tanto que, no caso do estado gaúcho, há o folclore da enchente de São Miguel, na segunda metade do mês.

SETEMBRO SOB EL NIÑO

O mês de setembro em 2023 transcorrerá sob a influência do fenômeno El Niño, que teve início em junho. Será o primeiro setembro com o Pacífico Equatorial superaquecido desde 2015, ano do Super El Niño de 2015 e do começo de 2016. O mês vai marcar também o começo dos efeitos mais perceptíveis no clima do Sul do Brasil, em particular na chuva.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments