O Conclave para escolher o novo papa começará no dia 7 de maio, informou nesta segunda-feira (28) o Vaticano. O anúncio foi feito depois da congregação geral de cardeais.
A votação começará após o final da Novendiales, período de luto de nove dias por conta da morte do papa Francisco que teve início após o seu sepultamento, no sábado (26).
Nesta segunda, o Vaticano fechou a Capela Sistina para a visitação do público e passará a preparar o local para receber o Conclave. Uma das principais tarefas de preparação da capela é a instalação da chaminé, onde as cédulas serão queimadas após a votação.
Durante os dias da votação, os cardeais eleitores ficam fechados dentro do Vaticano, em uma área conhecida como “zona de Conclave”. Eles também fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo.
Os Conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. O Conclave reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos. Sete brasileiros estão aptos a participar da votação.