Voltou a aparecer, na manhã desta sexta-feira (22), o desenho misterioso de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina. A imagem, vista do alto, mostra uma série de imperfeições e foi refutada pelo ufólogo Luiz Prestes Junior.
Conforme o especialista, que conversou com a equipe do do portal de notícias ND+, o registro visto na Linha Bela Esperança é falso. “Não está alinhado, as plantas estão fora do padrão e o caule quebrado”, explicou.
As características diferem da imagem de 2022, quando era possível ver um alinhamento “perfeito” do desenho e o trigo estava deitado sem ter os galhos quebrados. “Posso te garantir que o agroglifo é falso”.
No Brasil, há relatos de agroglifos em plantações de trigo do Sul do país desde 2008, especialmente no interior de Santa Catarina. No município de Ipuaçu, relatos ocorrem entre o mês de outubro e o início de novembro.
Em Prudentópolis, no Paraná, houve apenas um relato em outubro de 2015. Ipuaçu ficou conhecido como capital nacional dos agroglifos. A história vem desde 2008, quando foram encontrados em plantações de trigo.