Um trabalho sobre conscientização sobre uso de drogas e armas de fogo está sendo realizado no município de Erval Grande. Através da iniciativa do Conselho Tutelar local e Rede de Apoio às Escolas (RAE) em parceria com a Brigada Militar, estão sendo realizadas visitas à rede de ensino para debater o assunto com os alunos.
A convite do Conselho Tutelar e RAE, as atividades são acompanhadas pelas conselheiras Simoni Maier e Marta da Silva e são coordenadas pelo Policial Militar Douglas Amaral, que vem abordando os assuntos de conscientização com os alunos dos 7º e 8º anos da rede municipal e estadual de ensino.
Durante o bate-papo que ocorre de forma descontraída, Douglas mostra aos alunos as consequências do uso de entorpecentes e repassa conhecimento sobre leis e armas de fogo, citando suas experiências como policial e principalmente trabalhando a conscientização sobre malefícios e os perigos para os jovens.
A conselheira tutelar e presidente da RAE, Simoni Maier, salienta como essa iniciativa é positiva. “As crianças adoraram o bate papo, pois entendem as consequências destas escolhas, quando elas têm consciência disso, não aceitam experimentar as drogas na rua por curiosidade. Elas já sabem quais são”, disse a conselheira.
A Administração de Erval Grande incentiva ações que zelam pela educação e conhecimento de crianças e adolescentes, dando total apoio a ações que agreguem experiências positivas e que contribuam para a formação pessoal.
Até o momento já foram realizadas as visitas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinhalzinho, localizada no interior do município e Escola Estadual de Ensino Médio Erval Grande (sede). O Objetivo é manter o trabalho de visitas e alcançar as demais escolas localizadas no município.