A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em fevereiro, a tarifa de energia elétrica continuará sob a bandeira verde, a mais econômica do sistema. Será o terceiro mês seguido sem acréscimos na conta de luz para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A definição da bandeira tarifária é feita mensalmente com base nos custos de geração de energia, conforme avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse critério garante que a estratégia de fornecimento atenda à demanda da forma mais eficiente possível.
Durante os meses chuvosos no Brasil, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das usinas hidrelétricas se recuperam, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas, que possuem custos mais elevados e impactam o meio ambiente devido ao uso de combustíveis fósseis.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um alerta ao consumidor, indicando quando é necessário redobrar a atenção com o consumo de energia, de acordo com a variação dos custos de geração.