Um dos diferenciais do modelo de cooperativismo de crédito é a distribuição de sobras aos cooperados. Em 2022, a Cresol Aratiba havia ultrapassado o montante de R$ 412 mil, distribuídos entre os associados, de forma proporcional, em relação às operações realizadas por cada um deles. Já neste ano, o valor das sobras distribuídas teve um aumento expressivo, ultrapassando R$ 755 mil.
O resultado reflete o atual cenário positivo da Cresol Aratiba através de suas agências.
A aprovação das contas e, consequentemente, a distribuição das sobras são feitas por meio da participação dos associados nas assembleias. Este ano, o período assemblear da cooperativa, envolvendo reuniões nas comunidades, pré-assembleias e assembleia geral, ocorreu de março a abril, com a participação aproximada de três mil associados.
Os números da Cresol Aratiba demonstram o potencial do cooperativismo de crédito como um modelo agregador de renda. Além disso, a essência do cooperativismo é proporcionar condições de desenvolvimento na comunidade onde está inserido, por isso, o valor agregado está além dos resultados financeiros. E pensando em dar continuidade aos trabalhos que já efetua há 22 anos.
Hoje, a Cresol possui sede administrativa e agência no município de Aratiba, tendo outras quatro agências de abrangência, sendo em Mariano Moro, Barra do Rio Azul, Severiano de Almeida e Barros Cassal, contando com mais de seis mil associados. A expectativa é crescer, tanto em termos de volume, quanto em quadro social e em área de atuação, em 2023. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas eempreendimentos rurais.
Os números comprovam o crescimento sólido da Cresol como soma de todas as operações realizadas e sobras líquidas, através de um projeto de cooperativismo de crédito atuante e diferenciado, no qual o associado tem voz ativa nas decisões tomadas, planejando e construindo o futuro da cooperativa.
Para o Presidente da Cresol Aratiba, Estevão Schmidt, “a Cresol busca a cada ano avançar nas soluções oferecidas para seus associados, realizando um trabalho diferenciado, que coloca o associado no centro das ações. A distribuição de sobras realizada pela Cooperativa comprova na prática a importância da Cooperativa para o desenvolvimento local. O resultado recebido pelos associados vai muito além das sobras distribuídas, e a atuação da Cresol contribui muito com o desenvolvimento dos associados, das comunidades e da microeconomia onde a Cresol está inserida, os associados têm acesso a produtos, soluções e linhas de crédito diferenciadas, contas sem cobrança de manutenção, entre outros diversos benefícios”.