Como identificar as necessidades do cabelo
O cronograma capilar deve ser feito de acordo com as características dos fios e o que necessita para se manter nutrido.
Uma boa forma de saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução é fazendo o teste da porosidade do fio, colocando um fio de cabelo dentro de um copo com água.
Se o fio boiar, ele precisa de hidratação, se ficar no meio significa que precisa de nutrição e se afundar precisa de reconstrução.
Cronograma capilar
O cronograma capilar deve ser feito por 30 dias, três vezes por semana, respeitando o período de pelo menos 48 horas entre as técnicas utilizadas. De acordo com as características e necessidades do cabelo, pode-se fazer o cronograma, em que o cabelo deve ser lavado três vezes por semana, e em cada lavagem deve ser realizado um dos tratamentos que melhoram a aparência dos fios.
Por quanto tempo fazer o cronograma capilar
O cronograma capilar pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível parar durante um mês, onde basta usar shampoo, condicionar e creme para pentear, caso ache necessário, e depois pode-se retornar ao cronograma.
Algumas pessoas não tem necessidade de parar a cronograma porque o cabelo não fica pesado, nem oleoso. Caso isso aconteça, pode ser preciso mudar os produtos e um cabeleireiro poderá indicar em que fase o seu cabelo está e qual o cronograma mais indicado para suas necessidades.
O ideal é que o cronograma de hidratação seja mantido por longos períodos porque é a melhor forma de manter o cabelo bonito e hidratado, com fios sem frizz ou pontas duplas. Uma boa indicação de que o tratamento está dando certo é não sentir a necessidade de cortar o cabelo, nem mesmo as pontas.
Quando os resultados podem ser vistos
Normalmente, no primeiro mês do cronograma capilar pode-se notar uma boa diferença no cabelo, que fica muito mais bonito, hidratado e sem frizz. No entanto, quando o cabelo está muito danificado devido ao uso de químicas como progressiva, relaxamento ou permanente, os melhores resultados podem ser vistos no segundo mês de tratamento.
Quem está passando pela transição capilar e não deseja mais alisar os fios artificialmente pode demorar de 6 a 8 meses para conseguir que seu cabelo fique completamente hidratado e com boa definição dos cachos, sem ter que recorrer a produtos químicos. Mas isso só é possível se além do cronograma, existirem cuidados diários com os fios.