Cuidados que você deve ter com seu sistema digestivo

94

Você sabe o quão importante um bom funcionamento no sistema digestivo é para o ser humano? Muito! É fundamental manter a saúde desse sistema em dia, pois melhora sua imunidade podendo ter melhor defensa do seu corpo com agentes estranhos combatendo doença. Um dos fatores importantes é o equilíbrio do seu metabolismo, fazendo de seu organismo um corpo sadio e bem disposto, pois a parte digestória é quem tem a função de retirar dos alimentos os nutrientes necessários e absorvê-los, recebendo a energia necessária para realizar suas funções vitais e atividades do cotidiano.

Confira algumas dicas básicas, mas importantes para manter a saúde do seu sistema digestivo em dia:

Começando por onde ingerimos o alimento, a boca. Mastigar bem os alimentos é uma dica simples, porém de extrema importância, pois assim a saliva consegue quebrar os carboidratos presentes nos alimentos ingeridos.

O consumo de água diariamente é um hábito essencial, pois além de hidratar o organismo ajuda na digestão dos alimentos. Quando não há uma ingestão de líquidos suficiente, o sistema digestivo é prejudicado, causando constipação.

Os alimentos que possuem fibras solúveis e insolúveis em sua composição fornecem as substâncias reguladoras necessárias para um trânsito intestinal normal. Entre os alimentos com fibras insolúveis estão o trigo e os grãos integrais, que auxiliam o processo da digestão. Já as fibras solúveis estão nas sementes, nozes e legumes, que atraem a água, melhorando significativamente a digestão.

A prática de exercícios na rotina faz com que o fluxo de sangue no organismo se eleve, facilitando o processo de digestão. Quem não pratica exercícios estão submetidos a ter sobrepeso, prejudicando o funcionamento do sistema digestivo.