21.4 C
Aratiba
sexta-feira, 23/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiDelegação da AMAU participa da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos...

Delegação da AMAU participa da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Os principais debates abordaram tópicos cruciais para a gestão municipal. Os 32 municípios da região estiveram representados neste evento, realizado entre 19 e 22 de maio.

A capital federal foi o epicentro do maior evento voltado ao municipalismo no Brasil esta semana. De terça-feira (19) a quinta-feira (22), mais de 12 mil gestores públicos estiveram reunidos em Brasília para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) participou com uma comitiva que representou praticamente todos os 32 municípios associados.

Com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, a edição deste ano reforçou a necessidade de fortalecer a atuação dos municípios como agentes fundamentais no desenvolvimento do país.

Os principais debates abordaram tópicos cruciais para a gestão municipal, como a Proposta de Emenda Constitucional da Sustentabilidade Fiscal (PEC 66/2023), a inclusão dos municípios no Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – previsto na reforma tributária –, além de temas prioritários nas áreas da saúde e da educação.

O presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim, destacou a expressiva participação dos municípios do Alto Uruguai: “Estamos aqui em busca de soluções para os nossos municípios, para a nossa região e para as pautas municipalistas que dizem respeito diretamente ao dia a dia dos prefeitos, que estão na linha de frente, empenhados em atender as necessidades das suas comunidades.”

Delfim enfatizou também as discussões sobre os desafios enfrentados pelo setor agrícola, severamente impactado por estiagens e enchentes nos últimos anos. “Tivemos uma audiência no Ministério da Agricultura, com a participação da presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, e do deputado Alceu Moreira, para tratar das dívidas dos agricultores. Eles não querem inadimplir, apenas precisam de prazos para honrar seus compromissos. Discutimos a possibilidade de securitização dessas dívidas e outras alternativas para apoiar os produtores que necessitam urgentemente de apoio”, afirmou.

Sobre as demandas municipalistas, Delfim reforçou: “É preciso descentralizar os recursos. Menos dinheiro em Brasília e mais investimentos nos municípios, onde a vida realmente acontece”. Ele acredita que os temas abordados durante o evento trarão benefícios concretos para as cidades, para a região e para o estado.

Por fim, Delfim salientou a união como uma marca da AMAU: “A nossa associação sempre atuou de forma coesa na busca por soluções para o Alto Uruguai. Entre as principais pautas levadas à bancada gaúcha, está a obtenção de recursos para o Hospital Santa Terezinha e outras unidades de saúde da região.”

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments