17.4 C
Aratiba
sexta-feira, 18/outubro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiDepois de dias de chuva, um domingo de sol esplêndido na Romaria...

Depois de dias de chuva, um domingo de sol esplêndido na Romaria de Fátima em Erechim

O segundo domingo deste mês, dia 13, foi de sol esplêndido depois dias de chuva impedindo em duas noites a missa no altar campal na septuagésima Romaria de Fátima em Erechim. Já na véspera, dia 12, solenidade da Bem-Aventurada Virgem da Conceição Aparecida, havia sido de tempo bastante favorável para a Romaria das Crianças e para 4 celebrações do último dia da novena.

A Romaria deste ano, cujo lançamento foi no dia 13 de maio, coincidindo com a primeira aparição de N. Sra. em Fátima, Portugal, foi realizada na coincidência da sua última aparição há 107 anos naquele local, no contexto da primeira guerra mundial.

Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral São José, motivou a procissão das 09h seguida de missa campal, presididas pelo Bispo diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, concelebrada por 9 padres, com participação de diversos diáconos, muitos ministros e outros milhares de devotos de Maria. Pe. José Carlos Sala, Reitor do Santuário e do Seminário, como em muitas celebrações da novena, dirigiu o canto com a equipe de música da Romaria. Pe. Lucas Stein, como também em diversas celebrações, foi o cerimoniário. Coroinhas e acólitos marcaram presença especial nessa celebração, bem como na Romaria das Crianças e na procissão e missa de cada noite da novena.

Nas motivações para os cantos, reflexões e dezenas do terço ao longo da procissão, Pe. Clair destacou o tema da novena e da Romaria, “Maria, Mãe do silêncio, da escuta e da oração” e o lema, “a minha alma engrandece o Senhor”, do hino de Maria; lembrou diversos aspectos da realidade, como as recentes enchentes no Estado e outras tragédias climáticas e sociais, o Mês das Missões, a assembleia do Sínodo dos Bispos em andamento em Roma sobre a sinodalidade, a característica penitencial da procissão com o pedido de perdão a Deus, algumas romarias realizadas neste mesmo domingo ou na véspera no Estado e no Brasil, a preparação do Jubileu 2025, neste ano, aprofundando a oração do Pai Nosso, cujas partes foram o enfoque de cada dia da novena.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments