Mais de 200 pessoas de diversos municípios da região do Alto Uruguai participaram do Dia de Campo Socioassistencial Microrregional, sediado em Três Arroios, na quarta-feira (22).
A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Municipal de Três Arroios e da Prefeitura. Esteve representando o prefeito Carlos Burille, a secretária de Administração, Franciele Schmidt e também o secretário da Agricultura, Luiz Valdecir Pertuzzatti.
A ação iniciou na sede da Associação Regional de Cooperação Agroecológica (Ecoterra) com o relato de experiências pelo representante da entidade, Gilmar Ostrovski. Ele falou das diversas fases da entidade entre 2012 e 2022, passando pela produção, comercialização, logística, conquistas de mercados, dificuldades e avanços, além da infraestrutura. Também enfocou a criação do Circuito de Circulação de Alimentos Agroecológicos para fazer com que os alimentos chegassem até os grandes mercados. Segundo Ostrovski, “hoje o maior desafio é produzir em grande volume para atender à demanda do mercado. Fazer agricultura agroecológica é fácil, difícil é mudar o nosso jeito de pensar. Se não mudar a cabeça, não vai fazer produção agrológica”, observou.
O jovem Rafael Ostrovoski também reforçou a viabilidade da produção agroecológica. “Vejo como uma oportunidade diferenciada”, assegurou, ao relatar sua experiência com produção agroecológica também para obter uma renda maior. O extensionista Jair Griebler, juntamente com a extensionista Sandra, reforçou a as oportunidades que esta área pode representar para o produtor.
Estações
A programação prosseguiu na comunidade Cerro Alegre, onde aconteceu a abertura com os pronunciamentos das lideranças. Após o almoço, foram realizadas as estações junto ao salão da comunidade com os temas produção agroecológica; sucessão familiar e aroma; e sabor à mesa: ervas, especiarias e condimentos.
A família Farikoski falou da produção agroecológica em sua propriedade, desde o desafio de troca do cultivo de fumo pela produção de produtos agroecológicos, conquistas de mercados, mão de obra familiar, dificuldades e avanços, assim como deu algumas dicas para os produtores interessados neste sistema de produção. A família comercializa seus produtos em feiras agroecológicas em Passo Fundo e Erechim e em outros mercados, tendo iniciado com a comercialização de hortaliças e hoje possuir mais de 50 tipos de alimentos, entre hortaliças e frutas. O relato foi realizado pelo casal Gleiço e Cleonice Farikoski. Além deles, as atividades são conduzidas em conjunto com o filho Kaue e pela mãe de Gleiço, dona Leonir.
Em outra estação, os jovens Tainá Eduarda Motter Drescher, Kaue Farikoski e Luis Henrique Kammler, filhos de agricultores e que estão na propriedade, relataram suas experiências e abordaram aspectos voltados às relações familiares e gerenciais, importância da formação e capacitações, acesso à tecnologia, entre outros. No espaço também foram apresentadas as politicas públicas direcionadas aos jovens, como a Bolsa Juventude e o curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, executados pela Emater/RS-Ascar.
Na terceira estação, a extensionista Sandra Leitchtweis e a nutricionista Alissia Barberini abordaram o assunto aroma e sabor à mesa: ervas, especiarias e condimentos, incentivando o uso e a produção de temperos. Também destacaram os vários tipos de sal e indicações de uso para uma alimentação mais saudável e que podem evitar doenças como a pressão alta.
Visita à propriedade
Os participantes também visitaram a propriedade da família Farikoski, onde conheceram alguns produtos produzidos no local e foram reforçadas as orientações. Além da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três Arroios, integrada pelos extensionsitas Adriana Drescher, Jair Griebler e Sandra Leichtweis, o dia de campo contou com a colaboração de outros extensionistas.
Abertura
O evento contou com a presença de diversas lideranças. Dentre elas, o secretário da Agricultura, Luiz Pertuzzatti, representando o prefeito Carlos Burille; o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ostrosvki; o gerente e o adjunto da Emater/RS-Ascar na região, Gilberto Tonello e Cezar da Rosa; os extensionistas da Emater/RS-Ascar Nádia da Rosa, responsável pelos programas socioassistencial na região de Erechim, e Valdir Zonin; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Arroios, Vanderlei Breitembach; representantes da Sicredi, Vanessa Lira; da Cresol, Alan Resende; e os representantes da comunidade de Cerro Alegre, Antoninho e Ivete Mattia.
Tonello destacou a importância do conhecimento e do crescimento da demanda, que pode gerar mais renda aos produtores. Ele também agradeceu à família Farikoski, extensioistas, produtores, Prefeitura e demais parcerias, assim como a todos que se envolveram no evento. Pertuzzati também agradeceu a todos em nome do Executivo e parabenizou pelo evento.