Doação de leite materno

62

Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Quais são os benefícios do leite materno?
O leite materno tem tudo o que bebê precisa até os 6 meses de idade, inclusive água. Cada pote de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia.

Os principais benefícios do leite materno são:

– Protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.
– Reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos.
– Reduz risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Quem pode doar leite materno?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Se este for o seu caso, entre em contato com o banco de leite mais próximo de sua casa ou ligue ao 136 para obter maiores informações de como e quando doar.

Os bancos de leite humano têm entre seus objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mulheres-mães no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança.