Quem adora pipoca, pode comemorar: segundo um estudo divulgado no encontro anual da American Chemical Society (ACS), a pipoca é um grande aliado contra o envelhecimento, e contém muito mais antioxidantes do que as frutas!
É que a pipoca contem o polyphenol, que assim como todo antioxidante, é capaz de combater a ação dos radicais livres, responsáveis pelos sinais do envelhecimento. Para os pesquisadores, o alimento é um potente desacelerador do envelhecimento, uma espécie de “elixir da juventude”.
Ainda segundo os pesquisadores, a pipoca contém mais antioxidantes do que as frutas, e pode ter seu potencial duplicado quando preparada da maneira correta: com o mínimo de azeite extravirgem e quase zero de sal.
Outros benefícios da pipoca:
– Pode proporcionar até 70% da necessidade diária de fibras do organismo. E é na casca do milho, a parte mais fibrosa do interior da pipoca, onde se encontra a maior concentração de fibras e antioxidantes.
– Por ser rica em fibras, equilibra os níveis do colesterol bom e ruim, melhora os picos de insulina para pacientes com diabetes, facilita os processos digestivos e eliminação de toxinas, reduzindo também o peso corporal.
– Na parte branquinha está presente o amido resistente, um alimento probiótico que é fermentado no intestino grosso e produz ácidos graxos que contribuem muito para a saúde do cólon. Eles inibem o crescimento de células cancerígenas devido à redução do pH nessa região.
– Pela presença do polyphenol, que combate os radicais livres, a pipoca colabora na cura de processos de inflamações da pele, como a celulite, na prevenção de doenças, e até mesmo no combate ao câncer.
– Sendo consumida diariamente em quantidade moderada (20 gramas ou 1 xícara e meia) pode contribuir para a perda de peso, seguindo as orientações de preparo sem muito óleo, nem nada de manteiga ou temperos prontos. Nas dietas, a pipoca pode até mesmo substituir um lanche ao longo do dia.
Prontinho, a desculpa pra comer essa delícia todos os dias você já tem!