19.1 C
Aratiba
domingo, 24/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiEm domingo esplendoroso, uma Romaria de Fátima magnífica

Em domingo esplendoroso, uma Romaria de Fátima magnífica

Depois de dias muito favoráveis para as três celebrações cotidianas da novena de Fátima, 14h, 18h e 20h, o domingo foi esplêndido para a 68ª Romaria de Fátima, no Santuário Diocesano de Erexim, neste dia 13, que coincidiu com a última das aparições de N. Sra. na Cova da Iria, Portugal.

Além das seis missas no Santuário, houve a grande procissão da Catedral àquele santuário e missa campal, presidida pelo Administrador Diocesano, Pe. Antonio Valentini Neto, concelebrada pelos padres três padres jubilares do ano, Waldemar Zapelini, Claudino Talaska e João Dirceu Nardino, mais os padres Valter Girelli, Maicon Malacarne, Dirceu Balestrin, André Lopes, Carlos Pontel, e José Carlos Sala, com equipe de música e canto.

No final da procissão, os padres Antonio e Maicon foram ao encontro da imagem peregrina de Fátima para acompanhá-la até sua colocação junto ao altar, enquanto o povo cantava entusiasmado e a aplaudia.

Colocada a imagem, houve sua coroação. A coroa foi conduzida por uma senhora que passou por câncer, acompanhada por diversos coroinhas.

Na homilia, o Administrador Diocesano ressaltou aspectos do contexto da Romaria deste ano, a vacância episcopal da Diocese e o Mês Missionário Extraordinário, com a realização da Assembleia do Sínodo dos Bispos para a Região Amazônica, em Roma. Mencionou também o significado do Santuário e seu entorno como ponto de referência de espiritualidade da Diocese. Manifestou comunhão incondicional com o Papa Francisco, que passa por críticas e restrições infundadas também de membros de nossa própria Igreja, o que é mais grave, assumindo o Mês Missionário Extraordinário. Destacou o tema e o lema da Romaria, com os diversos aspectos refletidos em cada dia da novena. Motivou cada participante identificar um compromisso pessoal a partir da Romaria e relacionou diversas iniciativas comuns a serem assumidas, como o cultivo da oração pela paz e pelas famílias, como Maria pediu em Fátima; o amor à Igreja, especialmente pela participação ativa em nossas comunidades; uma especial atenção aos jovens, o empenho comum na implementação do novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora que está em elaboração a partir de nossa assembleia no início do mês passado; mais, o cuidado com a Casa Comum; o espírito crítico em relação a mensagens maldosas que circulam nas redes sociais que ferem a honra de pessoas e instituições, criam clima de hostilidade e divisão.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments