22.2 C
Aratiba
quarta-feira, 11/dezembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiErechim inaugura Memorial em homenagem às vítimas da tragédia com ônibus escolar

Erechim inaugura Memorial em homenagem às vítimas da tragédia com ônibus escolar

A solenidade foi acompanhada por diversas autoridades.

Pouco mais de 20 anos se passaram da maior tragédia de Erechim. No dia 22 de setembro de 2004, um acidente com um ônibus escolar vitimou 17 pessoas, sendo 16 estudantes e uma monitora, que morreram quando o veículo saiu da estrada de chão que cortava a barragem da Corsan, caiu no lago e afundou, no Povoado Argenta, interior de Erechim.

Nesta terça-feira (10), aconteceu o ato de entrega do Memorial que faz homenagem às vítimas, que fica em um Largo da Praça Prefeito Jayme Lago. A solenidade foi acompanhada por diversas autoridades, como o prefeito Paulo Polis, vice-prefeito Flávio Tirello, presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto, vereador que propôs o memorial, Claudemir de Araújo, secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, entre outros secretários, vereadores, familiares das vítimas e imprensa.

O memorial foi construído pela proposta do vereador Claudemir de Araújo (Progressistas), que destinou o valor de R$ 70 mil reais, através de Emenda Impositiva, para contratação do projeto e execução, com trâmites que foram realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.

Memorial

O memorial é uma autoria do artista Harrysson Testa. As 17 vítimas são representadas por 17 lápis que, juntos, têm o formato de cátedra. A obra conta ainda, com cubos em metal, um grande anjo em aço inox e um livro aberto contendo os nomes das vítimas.

Nada mais justo que este memorial esteja aqui. É uma data difícil de relembrar, mas que sirva de reflexão para que tragédias assim nunca mais aconteçam. Ficamos felizes pelo poder público ter abraçado esta ideia”, disse o vereador Araújo durante a inauguração, acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto. “Essas crianças e a monitora que foram vitimadas sempre serão lembradas, e este local certamente fará a população refletir e ajudar a evitar outros acidentes”, comentou o presidente.

Representando as famílias, Cleci Vezzaro classificou a ocasião como “um momento de dor e alegria”. Para a mãe do menino Lucas, que ajudou a salvar amigos e colegas, mas acabou não sobrevivendo, é importante que a tragédia e as vítimas nunca sejam esquecidas. “Tenho certeza que o Lucas e seus amigos que partiram estão agradecendo a nós, a todos que aqui estão. Certamente eles estão felizes, pois não foram esquecidos. Peço a Deus que todas mães que perderam seus filhos sintam que eles estão juntos de nós todos os dias, sempre”, declarou.

O prefeito Paulo Polis refletiu que o acidente é uma lembrança permanente da história de Erechim, mas que, apesar das dores, “a vida sempre se renova”. “Nós sabemos que a dor é de quem dói, mas essa dor também serve para contar um pouco de nossas histórias ao longo destes 106 anos. Em meio a muitas alegrias, existem feridas, como essa, que não cicatrizam. Que tenhamos evoluído para que isso nunca mais aconteça, o cuidado que precisamos ter deve ser lembrado. Infelizmente pagamos um preço muito pesado para aprendermos isso. Não é simples, mas fiquem firmes e fortes, pois a vida sempre se renova e eles jamais serão esquecidos”, afirmou o prefeito Polis.

Foto: reprodução PM Erechim
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments