A Vigilância em Saúde ( VISA) confirmou na tarde desta terça-feira, 26, a existência de suspeita de mais dois casos de dengue em Erechim.
De acordo com o coordenador da vigilância em Saúde Aldo Diligenti o município já trabalha na delimitação de área onde os casos suspeitos foram identificados. “No momento que temos um suspeito, nós adotamos todas aquelas medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pelo estado, realizando uma delimitação de foco – que é numa área de 300 metros de raio – passando em todas as residências e identificando se existe focos de mosquito, recipiente com água acumulada, e presença de larvas”, disse o coordenador.
Os casos suspeitos da doença estão localizados no bairro Aldo Arioli e no bairro Rio Tigre, onde a VISA já confirmou um caso de dengue autóctone (doença contraída dentro do estado). Trata-se de uma moradora, de 26 anos, que não teria viajado nos últimos meses.
Aldo Diligenti salienta que é importante separar casos confirmados de casos suspeitos. De acordo com o coordenador, Erechim confirmou um caso da doença e dois casos suspeitos em que já foram coletadas amostras de sangue que foram encaminhados para o laboratório do estado para confirmação ou não da doença.
Veja os principais sintomas da dengue:
Os principais sintomas da dengue
– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo;
– Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).