Dentro das festividades de aniversário de 64 anos do município de Erval Grande, foi inaugurado na última terça-feira (06), o sistema de videomonitoramento, que conta com aproximadamente 10 câmeras que estão localizadas em cinco pontos da cidade, incluindo equipamentos com sistema de reconhecimento facial.
O ato oficial de inauguração aconteceu na sede municipal da Brigada Militar, onde ficará o monitoramento. São câmeras instaladas em pontos estratégicos do município, proporcionando maior segurança e agilizando atendimentos do agentes de segurança pública.
Logo após, as autoridades seguiram para Câmara de Vereadores, onde aconteceu uma sessão solene para celebrar o momento e também o aniversário do município.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito, Suzinei Schneider, membros da Administração Municipal, Poder Legislativo, entidades parceiras, Brigada Militar e comunidade.
O sistema na região
Em Erechim, o sistema de videomonitoramento entrou em funcionamento ainda no ano de 2017 com o projeto sentinela desenvolvido pelo 13º Batalhão de Polícia Militar. Agora, segundo o poder público erechinense, o objetivo é dar continuidade a este projeto.
Marco na Segurança Pública de Mariano Moro, em janeiro deste ano o município inaugurou os sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico aliados ao georreferenciamento rural. O projeto “Olho Vivo – Um olhar atento ao cidadão Marianense” foi uma união de esforços que implantou medidas de Segurança Pública por meio de cercamento digital com sistema de vídeo integrado à Brigada Militar através de câmaras instaladas em pontos estratégicos do município.
Ainda em 2019, Aratiba implantou seu sistema de cercamento eletrônico. Foram instaladas em pontos estratégicos câmeras com leitura de placa nas entradas do município. Em 2022, além do sistema de viedomonitoramento receber ampliação com a instalação de mais câmeras, foi iniciado o cadastramento das propriedades rurais para a implantação do sistema de georreferenciamento pelo programa Novo Rumo.