A Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, de Três Arroios, está desenvolvendo um projeto de leitura que tem como tema “a importância da leitura: o hábito e possibilidades de leitura e contação de histórias para crianças na educação infantil”.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do projeto que tem como título “Brincando e Aprendendo com Fábulas”.
Um dos principais objetivos é integrar a família na realização das atividades propostas, despertando em seus membros o gosto e a valorização da leitura e contação de histórias.
Durante o ano e, especialmente, no mês de abril, as professoras também irão contar diferentes fábulas e outras histórias com fantoches.
A partir desta introdução, cada turma receberá uma “Caixa da Leitura – Aprendendo e Brincando com Fábulas”. Esta caixa portará um livro – Fábula, sendo: Creche A – A Ratinha Vaidosa; Creche B – A Galinha dos Ovos de Ouro; Pré A – A Cigarra e a Formiga; Pré B 1 – A Tartaruga e a Lebre; Pré B 2 – O Rato do Campo e o Rato da Cidade. Também fantoches de alguns personagens da história, confeccionados pelas professoras, e registro da avaliação realizada pela família.
A família, após a leitura da história contida na caixa, deverá explorar a história oralmente, estimular a criança para que ela reconte a história do jeito dela utilizando os fantoches, confeccionar um fantoche de algum personagem da fábula que está na caixa ou de qualquer outra fábula que a família conheça ou preferir, escolher um nome para o fantoche e estimular a criança para a apresentação do seu fantoche aos colegas e professoras.
A proposta deste projeto será tema para as apresentações da Noite Cultural no mês de dezembro do corrente ano letivo – Brincando e Aprendendo com Fábulas. Na oportunidade, as turmas farão suas apresentações utilizando-se das fábulas trabalhadas.
O projeto tem o apoio da Prefeitura de Três Arroios, através da Secretaria de Educação.