As vacinas Coronavac que chegam na noite desta quinta-feira (13/5) ao RS serão distribuídas na integralidade durante a sexta-feira (14/5) às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS). São 127,6 mil doses destinadas à segunda aplicação de quem já recebeu a primeira há 28 dias ou mais. Também serão distribuídas 135 mil vacinas Astrazeneca, todas para a segunda aplicação de pessoas vacinadas com a remessa recebida em 24 de fevereiro, levando em consideração os três meses de intervalo entre as doses do imunizante deste laboratório.
A lote da Astrazeneca que chegará nesta quinta (13), formado por 237.250 doses, ficará reservado na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até distribuição posterior, e também serão utilizadas para a segunda dose.
Em relação à Coronavac, ficarão faltando, ainda, 220.130 doses para completar a segunda aplicação de todos os gaúchos que já receberam uma dose de imunizante deste laboratório.
Por via terrestre e aérea
Durante a manhã de sexta (14), estarão disponíveis para retirada na Ceadi as vacinas das seguintes CRS: 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório), além das destinadas à Secretaria de Saúde de Porto Alegre.
Um veículo da Secretaria Estadual da Saúde (SES) levará a Palmeira das Missões as cargas da 15ª CRS (Palmeira das Missões) e da 2ª (Frederico Westphalen) CRSs; a Passo Fundo, as cargas da 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim); e a Santo Ângelo as cargas da 12ª (Santo Ângelo), 9ª (Cruz Alta), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí).
Por via aérea, com um helicóptero da Polícia Civil, serão levadas as doses das 4ª CRS (Santa Maria), 10ª (Alegrete) e 7ª (Bagé), com pouso em Santa Maria e Bagé.
Durante a tarde da sexta (14), estarão disponíveis para retirada as cargas dos municípios da 1ª CRS próximos à capital: Alvorada, Canoas, Canoas, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.