19.7 C
Aratiba
sexta-feira, 22/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiEstudantes residentes de Três Arroios são premiadas em concurso da ONU

Estudantes residentes de Três Arroios são premiadas em concurso da ONU

Daniela Müller (15) e Eduarda Debroin Smaniotto (16) se destacaram na categoria Festival de Cinema Internacional com o vídeo intitulado “Diversidade é Sinônimo de Humanidade"

As estudantes venceram a categoria Hamptons Film Festival (Festival de Cinema Internacional) que acontece anualmente em Nova York com o vídeo intitulado “Diversidade é Sinônimo de Humanidade”. Como ganhadoras, elas foram convidadas para participar do 9º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) que acontecerá na cidade de Fez, em Marrocos no norte da África.

Mérito
Em contato com nossa equipe, elas compartilharam sobre o sentimento que tiveram ao saber que haviam sido premiadas pelo trabalho. “Ficamos muito felizes! Até agora não acreditamos que entre milhares de vídeos de qualidade, fomos premiadas pelo Hamptons Film Festival! É uma conquista incrível, algo que nós nunca iremos esquecer”, contam emocionadas.

O Plural Plus trata-se de um concurso de vídeos da ONU para que jovens possam abordar temas como xenofobia, migração, diversidade e inclusão social.

Sobre o vídeo
O vídeo que Eduarda e Daniela produziram, aborda questões sobre a variedade e diversidade dos povos, culturas e estilos de vida existentes no mundo. Entre os temas inseridos estão: xenofobia, racismo, homofobia, bullying e aceitação das pessoas com algum tipo de deficiência (mental ou física). “Nosso intuito é promover a conscientização das pessoas e passar a mensagem de que apesar de sermos diferentes em milhares de aspectos, todos somos seres humanos e merecemos respeito, independentemente de nossas origens, crenças, escolhas ou condições”, explicam.

Sonho
A ideia de participar do concurso surgiu por impulsionado por um sonho das estudantes de fazer um intercâmbio. Elas começaram a pesquisar sobre concursos, provas e festivais que poderiam levá-las a conseguir bolsas de estudos ou prêmios. Desta forma, encontraram o Plural+. “Nos interessamos e nos identificamos com sua proposta, já que em nosso vídeo poderíamos abordar temas atuais e muito relevantes da sociedade, sem contar que ali teríamos a oportunidade de expormos nossos posicionamentos e ideias da forma que preferiríamos, em um vídeo de até cinco minutos”, frisam.

Importância do tema
Para as jovens, a gratidão em receber o prêmio é muito grande, mas o objetivo de produzir o material vai muito além do concurso. Elas destacam a importância de falar sobre esses temas nos dias atuais e contribuir na construção de uma sociedade melhor. “Vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano. Acreditamos que é na multiplicidade que encontramos oportunidades para desenvolver a empatia, inteligência emocional e compreensão”, concluem as estudantes gratas pelo reconhecimento.

Concurso
Conforme informações divulgadas pelo concurso, os organizadores premiam a criatividade e divulgam as produções vencedoras, para reforçar o papel dos participantes como “agentes de mudança social positiva” sobre temas como intolerância e divisões culturais religiosas. Os vídeos vencedores são exibidos e transmitidos em dezenas de festivais, cinemas, canais de televisão, escolas e conferências globais.

Reportagem: https://www.jornalbomdia.com.br/noticia
Por Taiane do Carmo
Foto: arquivo pessoal

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments