A mestranda Angélica Morgan Anselmini, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da URI Erechim, defendeu, no dia 2 de maio, sua dissertação sobre “Atividades Probióticas e Bioativas de Kombucha Saborizada com Mirtilo”, sob orientação da Profa. Dra. Geciane Toniazzo Backes e orientação da Profa. Dra. Vivian Polachini Skzypek Zanardo.
A pesquisa teve como objetivo desenvolver uma kombucha saborizada com mirtilo e avaliar suas propriedades físico-químicas, probióticas, bioativas, sensoriais e seus efeitos na saúde intestinal de adultos. A kombucha é uma bebida fermentada que, ao ser enriquecida com mirtilo, fruta naturalmente rica em antioxidantes e compostos bioativos, torna-se uma bebida funcional com grande potencial.
O estudo investigou análises laboratoriais e um ensaio clínico com adultos voluntários. Os resultados foram positivos, pois a kombucha apresentou resultados altamente avançados de microrganismos benéficos, alta atividade antioxidante e excelente sensorial acessível. Do ponto de vista clínico, o consumo diário da bebida foi comprovado em melhora significativa na consistência das fezes (de acordo com a Escala de Bristol), redução da dor abdominal e menor impacto dos sintomas intestinais na rotina dos participantes, conforme avaliação pela Escala IBS-SSS.
As pesquisadoras destacam que esses resultados reforçam o potencial da kombucha saborizada com mirtilo como uma alternativa natural, segura e acessível para promover a saúde intestinal e melhorar a qualidade de vida. A pesquisa evidencia o papel dos alimentos funcionais no cuidado integral à saúde e destaca sua relevância para o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto direto na sociedade.