17.2 C
Aratiba
domingo, 24/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaEventos com concentração de aves são restringidos por risco de gripe aviária

Eventos com concentração de aves são restringidos por risco de gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), emitiu uma portaria que restringe em todo o território nacional a “realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.” A medida entra em vigor no dia 02 de janeiro, terça-feira, tendo por objetivo frear a proliferação da influenza aviária, que já soma 151 casos no Brasil este ano.

De acordo com o documento, a partir de janeiro, estes encontros só serão permitidos caso haja autorização do Serviço Veterinário Estadual e a elaboração de um plano de biossegurança pelos organizadores do evento. Além disso, será levada em conta a situação epidemiológica do Estado.

No dia 07 de novembro, o MAPA prorrogou por mais 180 dias a situação de emergência zoossanitária. Decretada pela primeira vez em 22 de maio, a medida visa dar “mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos”, destaca Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres, mamíferos, e até humanos.

Nenhum dos animais detectados com a doença no Brasil viviam em granjas voltadas para o comércio em larga escala. Dessa forma, o Mapa afirma que o consumo de carnes e ovos não representa riscos à saúde.

A doença

A gripe aviária é uma doença que acomete aves e é provocada pelo vírus influenza A. A condição raramente acomete os humanos e também é conhecida como gripe do frango e influenza aviária.

A doença pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas.

Os sintomas são parecidos com os da gripe comum e geralmente começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus. Os principais incluem: dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.

A gripe aviária tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de antivirais. Se a moléstia atingir um humano, geralmente, atinge de forma grave e o mais importante é procurar atendimento o mais rápido possível.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments