A Prefeitura de Aratiba, por meio das Secretarias da Educação, da Administração e de Assistência Social, realizou uma reunião com o comandante do 5º Pelotão de Aratiba, Sargento Bancer e o Sargento Benhur, com o objetivo de alinhar ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno, no âmbito da Educação Pública de Aratiba.
O encontro aconteceu no gabinete na sexta-feira (28). Esta é mais uma iniciativa da Secretaria da Educação que integra a campanha contra o bullying e a violência nas escolas, e contará com a atuação de todas as escolas públicas de Aratiba.
A reunião contou com a presença do prefeito Gilberto Hendges, a primeira-dama, Suzana Dal Lago Hendges, o vice-prefeito, Gelson Carbonera, a secretária da Educação, Rosane Morgan, as professoras do Suporte Pedagógico Mônica Tonel e Leacir Sauer e do Secretário da Administração Leonardo Bortolotto e os representantes da Brigada Militar.
Os presentes destacaram ser importante nos estabelecimentos de ensino serem trabalhadas ações educativas e culturais com foco em prevenção às violências observadas no ambiente escolar. Também, na implementação, ampliação ou fortalecimento de projetos sociais voltados à precaução, para a promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção as várias formas de violência, voltadas ao público escolar ou à sociedade em geral.
A secretária da Educação, Rosane Morgan, salientou que algumas atividades já estão sendo desenvolvidas pelos educadores e propõe também ações que podem ser desenvolvidas com o apoio dos órgãos públicos: Palestras, oficinas, rodas de conversas, exposições teatrais e atividades culturais, com público-alvo crianças, adolescentes, familiares e demais membros da comunidade escolar, para prevenção e detecção das violências; Programas de sensibilização e educação ou campanhas de mídia, com objetivo de educação para a prevenção às violências observadas no ambiente escolar; e capacitação e especialização na prevenção em segurança no ambiente escolar aos profissionais da educação.