19.4 C
Aratiba
sexta-feira, 16/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralFamurs inicia nova gestão com foco em diálogo e apoio aos municípios

Famurs inicia nova gestão com foco em diálogo e apoio aos municípios

Adriane Perin de Oliveira cumpre agendas com lideranças, busca soluções para saúde, obras e arrecadação, e reforça articulação institucional em sua primeira semana à frente da entidade

Em sua primeira semana de trabalho à frente da entidade, a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, recebeu gestores e tratou sobre pautas importantes relacionadas à agricultura, saúde, obras e arrecadação dos municípios.

Em audiência na Famurs junto ao chefe de gabinete do Senador Luis Carlos Heinze, Roberto Guterres, tratou sobre a organização da federação nas tratativas do projeto de securitização do RS, que ocorrerá durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Com o chefe de gabinete do Deputado Federal Afonso Hamm, Gilberto Frigo, encaminhou temas ligados à area da saúde e do setor primário. Frigo colocou o gabinete parlamentar do deputado à disposição da Famurs para auxiliar a gestão e os municípios nas demandas que surgirem.

Também na sede da federação, teve agenda com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, momento em que foram discutidos sobre as pautas municipalistas, em epecial a PEC 66, que trata sobre previdência e precatórios, além da importãncia do debate em relação à reforma tributária e a participação da Famurs nas atividades organizadas pela CNM durante a XXVI Marcha a Brasília.

Adriane também recebeu o vice-prefeito de São Valentim do Sul, Rogerio Franceschi – acompanhado dos vereadores Valdecir Gnas e Roberto Turra – onde abordou a arrecadação do município, a presença ativa da Famurs na relação com os servidores municipais, afim de repassar informações, e ainda projetos na área de infraestrutura.

Junto ao coordenador do Gabinete de Prefeitos, Salmo Dias de Oliveira, reuniu-se com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, onde solicitou a suspensão dos municípios nas restrições do Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (Cadin/RS), permitindo que mesmo com pendências possam acessar emendas parlamentares e convênios. Também foi discutido o andamento dos repasses de R$ 300 mil para obras em estradas vicinais, com expectativa de contemplar mais de 40 municípios ainda neste mês.

Recebeu o prefeito de Campo Novo, Pedrinho dos Santos, acompanhado de secretários do município. Em pauta a busca de investimentos e soluções que viabilizem a retomada dos atendimentos no Hospital de Caridade de Campo Novo, que enfrenta dificuldades para manter os serviços à população.

Já o prefeito de Salto do Jacuí, Ronaldo Pereira de Moraes, trouxe sua preocupação em relação a queda da arrecadação tributária no município ocasionada pela enchente de 2024. Com danos nas três hidrelétricas do município, o que resultou em perdas de 84% no recebimento de recursos financeiros, o município enfrenta dificuldades para custear os serviços públicos, como é o caso do hospital municipal. Uma das soluções apresentadas pela área técnica de saúde da Famurs foi a de, a partir de uma análise da estrutura hospitalar, possa se indicar novas possibilidades de atendimento e mais aporte de recursos a médio e longo prazo. E além disso, a fim de sanar a demanda mais urgente que é o fechamento da folha de pagamento, a presidente Adriane sugeriu o envio de uma avaliação financeira do hospital à Casa Civil do Estado, assim como uma solicitação para aporte de recurso livre para auxiliar na execução de serviços em outros hospitais de pequeno porte (HPPs), visto que este pode ser um problema enfrentado por outros municípios gaúchos.

O prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, entregou o convite para a 35ª Fecobat – Feira Estadual do Comércio da Batata-Doce – a ser realizada de 10 a 13 de julho. A presidente Adriane confirmou que a Famurs estará presente e atuante nas feiras dos municípios gaúchos ao longo da gestão.

Aproximando a federação das entidades empresariais, a presidente Adriane participou da posse do novo Conselho Consultivo da Federasul, durante a tradicional reunião-almoço “Tá na Mesa”. A edição contou com palestra do ministro do TCU, Augusto Nardes, sobre “A Busca do Equilíbrio Fiscal”.

Após isso, em reunião na Famurs, o Prefeito de Espumoso, Gerson Lopes Rodrigues Machado, apresentou a realidade local para a presidente Adriane e somou-se a pauta da Securitizaçõo e SOS Agro juntamente com o prefeito de São Gabriel, Lucas Gonçalves Menezes. A presidente afirmou que na próxima terça-feira tem uma reunião marcada com a bancada gaúcha e com a CNM, durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada nos dias 19 a 22 de maio em Brasília, e que a pauta dos produtores gaúchos vai ser apresentada junto as demandas da criação do Fundo Constitucional do Sul.

O prefeito Lucas lembrou que no último encontro de prefeitos em Brasília, a comitiva gaúcha se uniu e provocou um atendimento no Palácio do Planalto. Além de se comprometer em mobilizar as autoridades que já confirmaram presença na Marcha, a presidente Adriane solicitou audiência com o Ministro da Agricultura Carlos Fávaro, a fim de acelerar a solução do tema. Também participou da reunião o diretor financeiro da Associação de Produtores e Empresários Rurais (APER), Arlei Romeiro, que apresentou uma pauta pouco conhecida dos prefeitos, mas que afeta diretamente: endividamento do campo. De acordo com ele, o problema é estrutural e está diretamente ligado à forma abusiva na condução das Políticas de Crédito Rural por parte das instituições financeiras.

Esteve em reunião na Famurs o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, para tratar sobre o apoio da Famurs à terceira edição do Seminário Brasileiro do Municipalismo – Cidades Colaborativas – que será realizado de 10 a 14 de junho, em Encantado, e terá como tema central o Cristo Protetor, símbolo de união entre poder público e comunidade.

Além disso, na quinta-feira (15/05), o vice-presidente da Famurs e prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles, representou a federação no ato de assinatura de convênios entre municípios e a secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), para a recuperação de estradas rurais ou perfuração de poços. A pauta teve articulação da Famurs e prevê o repasse de R$ 300 mil aos municípios que decretaram situação de emergência por conta dos desastres climáticos.

Já a diretoria da Famurs, recebeu o vice-prefeito do município de Aratiba, Joarez Antonio Miechuanski, que buscou apoio em demandas de infraestrutura, como as vias asfálticas estaduais que ligam o município, e da agricultura. A comitiva de Santiago, liderada pelo prefeito Marcelo Gorski de Matos e pela vice Mara Elizete Rebelo de Lourenço, tratou das incertezas ainda impostas pela Reforma Tributária, bem como o apoio financeiro em decorrência dos temporais que atingiu a região do Vale do Jaguari na última semana. E o prefeito de Cruzaltense, Andre Gazzoni, esteve na entidade para agradecer as reivindicações da Famurs a respeito da recuperação das estradas vicinais e para reforçar a necessidade de investimentos nos acessos asfálticos.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments