O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, participou na manhã desta quinta-feira (17) da abertura da 9ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas. O encontro, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema), tem por objetivo promover a discussão e a proposição de ações governamentais voltadas à mitigação, à minimização e à adaptação às mudanças climáticas globais.
Em sua fala, Arruda manifestou que este ano atípico requer muito mais união dos gestores, pois é na ponta que se sente os grandes desafios das mudanças climáticas. “Precisamos de municípios, estados e empresas mais sustentáveis. Não temos mais o direito de errar”, frisou.
Presente na abertura, a assessora técnica de Meio Ambiente da Famurs, Marion Heinrich, destacou que a revisão dos planejamentos urbanos é de grande importância, a fim de ajudar nas ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas.
A mesa de abertura contou ainda com a participação da secretária-executiva do Fórum Gaúcho, Daniela Mueller de Lara, e da secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, que destacou a união dos entes federativos, algo “primordial para que a gente consiga ter efetividade nos compromissos”. Ela também reforçou a forte participação das comissões municipais, responsáveis por reportar ao Estado as dificuldades e dados executados e que irão levar e potencializar as ações de mudanças climáticas de forma regionalizada.
A reunião, realizada na sede da Famurs, contou com diversas atividades ao longo da manhã, como a palestra sobre as Mudanças Climáticas em Nível Global, com o professor André Jasper, da Univates; a apresentação da proposta e do plano de trabalho da Câmara Técnica de Educação Ambiental Climática; a aprovação da Resolução FGMC Nº 02/2024, que institui a Câmara Técnica de Educação Ambiental Climática; e a apresentação da adequação dos planos diretores dos municípios do Vale do Taquari.