O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou nesta terça-feira (8/04) da assinatura dos primeiros convênios entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e cinco municípios em situação de emergência, devido às enchentes de maio de 2024, que irão receber até R$ 300 mil para a recuperação de estradas e vias rurais. O ato foi realizado na Seapi, pelo secretário Clair Kuhn, e contou com a presença do vice-presidente da Federação, também diretor da secretaria, Marcio Amaral, além de servidores da pasta.
Na oportunidade, foram contemplados os municípios de Antônio Prado, Chiapetta, Fagundes Varela, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar, que já tiveram o processo analisado técnica e administrativamente e, agora, aguardam a liberação do recurso que será disponibilizado via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Ao todo, serão 356 contemplados, com recurso na ordem de até R$ 106,8 milhões.
“Fizemos este encaminhamento na Expointer; foi um caminho árduo por conta da burocracia, mas em um momento tão difícil, encontramos soluções para ajudar nossos agricultores, que precisam de boas estradas para escoar a produção. Agradecemos o governo do Estado e toda equipe do secretário Clair pelo esforço e dedicação para que este recurso chegue na ponta”, enfatizou o presidente Arruda.
Conforme a Seapi, os projetos apresentados poderia conter a contratação de horas-máquinas de equipamentos como trator esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão, motoniveladora (patrola), pá carregadeira e caminhão prancha, além da aquisição de insumos como brita, saibro e cascalho.