O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, visitou na tarde da última terça-feira (05) o Instituto da Criança com Diabetes (ICD), em Porto Alegre. A instituição, fundada em 1998, acompanha gratuitamente mais de cinco mil crianças e jovens com diabetes tipo 1.
Na oportunidade, a Famurs, também representada pelo coordenador de Saúde, Paulo Azeredo, foi recebida pelo diretor-presidente Balduino Tschiedel, que apresntou o instituto que integra o Grupo Hospitalar Conceição e hoje realiza atendimentos 100% pelo SUS, sendo referência na especialidade e possuindo atendimento interdisciplinar, com equipe formada em especialidades como oftalmologia, psicologia, endocrinologia, nefrologia, odontologia e nutrição.
Conforme Tschiedel, o objetivo do ICD é, além de preencher as lacunas quando o poder público falha, educar os pacientes e familiares sobre a diabetes, principalmente o tipo 1 (DM1), e como é a vida com a doença. O trabalho do instituto é focado na prevenção das complicações decorrentes da doença, através da educação, acesso a tratamento, novas tecnologias e assistência social extensiva aos familiares.
O encontro, promovido pelo defensor público Nilton Leonel, buscou aproximar o ICD da Famurs, a fim de promover iniciativas semelhantes em outras regiões do estado, tendo em vista a dificuldade de encontrar especialistas na áreas nos municípios interioranos. A ideia é promover ações conjuntas, como a realização de cursos na Escola Famurs e a promoção de um seminário com a participação dos prefeitos gaúchos.
Na ocasião, o diretor-presidente Tschiedel convidou a Famurs para participar da 26ª Corrida para Vencer o Diabetes, que será realizada no dia 24 de novembro, às 10h, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A Corrida para Vencer o Diabetes é um evento que faz parte do calendário de atividades da capital dos gaúchos. O evento tem o objetivo de captar recursos para a sustentabilidade dos projetos da instituição.