A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais isolados no Rio Grande do Sul no começo da semana. A instabilidade será consequência de uma área de baixa pressão que vai se deslocar do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil com a organização de uma frente quente.
O tempo já começa a mudar mais tarde hoje no Rio Grande do Sul com chance de chuva isolada até o fim do dia em pontos do Oeste, Noroeste e mesmo do Centro do Estado. O cenário se altera amanhã, quando se espera instabilidade em muito mais áreas do Estado. A nebulosidade aumenta muito neste domingo no Rio Grande do Sul e o tempo se instabiliza com chuva em grande parte do Estado durante o dia.
A maior instabilidade no Rio Grande do Sul é prevista para a segunda-feira, embora já no fim deste domingo seja forte a intensa em alguns pontos do Estado. Muitas nuvens vão cobrir o território gaúcho no decorrer da segunda-feira com probabilidade de chuva na grande maioria dos municípios ao longo do dia.
A expectativa é que no decorrer da terça-feira a instabilidade comece a se afastar do Rio Grande do Sul e, por isso, deixa de chover na maioria dos municípios gaúchos. Pontos mais da Metade Norte gaúcha ainda pode ter precipitação, mas os volumes serão mais baixos que na segunda. A frente passa de quente para fria à medida que começa a ser impulsionada por ar mais frio avançando de Sul.