Mais uma vez, o Polo de Cultura da Accie de Erechim foi palco de um espetáculo, antecedendo a Frinape 2024, marcada para 14 a 24 de novembro. Na manhã desta terça-feira (16), foram apresentadas oficialmente à imprensa as Princesas Étnicas e Prenda da 18ª Edição da Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim. O evento celebrou não apenas o progresso e as conquistas do município de Erechim, mas, também, a riqueza da diversidade cultural, um dos pilares da identidade erechinense.
Lideraram o evento a coordenadora da Comissão Social da Frinape 2024, Káren Brustolin, e o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, acompanhados por integrantes da Comissão Social. Antes da apresentação das jovens, foi exibido um vídeo sobre Etnias e Culturas – Riqueza e Alicerce de Erechim, com um breve histórico sobre a colonização da região Alto Uruguai e a contribuição dos povos imigrantes no desenvolvimento regional.
Também estiveram presentes a Rainha da Frinape 2022, Nathália Spagnol, a Princesa Sabrina Boller e a Princesa Italiana Isadora Balestrin Cavaletti. Quem conduziu a cerimônia da manhã foi Sonia Balvedi Zakrzevski.
Káren Brustolin e Darlan Dalla Roza deram as boas-vindas às Princesas e a Prenda, agradeceram por estarem participando desta edição da feira, compondo a Corte da Frinape 2024. Manifestaram também, a sua gratidão aos representantes das etnias e à 19ª RT pela apresentação das jovens. Ambos enalteceram a importância das etnias e dos povos imigrantes na formação do nosso povo e no desenvolvimento do município e região.
As Princesas Étnicas foram apresentadas por ordem alfabética de sua etnia, finalizando com a Prenda. Elas próprias fizeram a sua apresentação e, na oportunidade, falaram um pouco sobre a sua etnia. Após a apresentação de cada uma, foi entregue aos representantes das entidades um Selo Social de apoiador da Corte da Frinape 2024.
As soberanas
– Princesa Alemã: Laura Schneider Wermann, 16 anos, apresentada pela Etnia Alemã;
– Princesa Afro-Brasileira: Emmily Cristina Oliveira dos Santos, 22 anos, apresentada pelo MENE – Movimento Étnico Cultural dos Negros de Erechim;
– Princesa Israelita: Débora Marta Nadaleti, 30 anos, apresentada pela Sociedade Israelita de Erechim;
– Princesa Italiana: Lívia Scalabrin, 22 anos, apresentada pela Fainors – Federação das Associações Italianas do Norte/Nordeste do RS.
– Princesa Nativa: Maikely Moreira, 23 anos, representando a Aldeia Arandú Verá Mato Preto;
– Princesa Polonesa: Joana Bielski Kozak, 16 anos, apresentada pela Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa.
– Prenda: Julia França Santin, 17 anos, apresentada pela 19ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).