Frutas típicas de inverno ajudam a combater gripes e resfriados

1838

Durante o inverno, o consumo de frutas tende a cair por conta do clima mais frio, entretanto, é muito importante que as pessoas mantenham o hábito de comer esses alimentos, pois eles possuem vitaminas e nutrientes essenciais para proteger o organismo de doenças típicas da estação como gripes e resfriados.

Entre as frutas que têm safra durante o inverno estão o morango, a maçã e o kiwi. Elas podem ser consumidas frescas, em sobremesas ou até mesmo na forma de suco natural. Mas vale lembrar que apenas lavar as frutas antes de comê-las não garante a segurança alimentar.

De acordo com a farmacêutica Adriana Coppola, especialista em assuntos regulatórios, as frutas que são consumidas com casca exigem maior atenção. “Se forem apenas lavadas com água corrente, elas podem ser fontes de bactérias que podem desencadear doenças como a gastroenterite, que causa diarreia, vômito, enjoo, formação de gases e dor de cabeça”, explica, reforçando que as frutas descascadas também precisam de desinfecção para evitar contaminação, pois muitas vezes as bactérias são levadas de fora para dentro.

Adriana ressalta que o ideal é que as frutas sejam imersas em um recipiente com um litro de água e 20 gotas de Hidrosteril. “Após 15 minutos elas ficam livres de bactérias, sem a necessidade de enxague”.

Segundo a farmacêutica, é importante que o consumidor certifique-se de que o bactericida usado possui certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seja indicado para alimentos.