Em entrevista ao programa Estúdio Mais da Rádio Aratiba FM na última quarta-feira dia 25, o atual vice-prefeito de Aratiba, Gelson Tarcísio Carbonera (União Brasil) e o secretário da agricultura, licenciado da atual administração, Joarez Antônio Miechuanski (PP) anunciaram suas pré-candidaturas a prefeito e vice respectivamente.
Carbonera que foi vice-prefeito por quatro oportunidades, afirmou que “tem muita vontade de trabalhar pelo município e fazer algo a mais pelo povo de Aratiba, e, que foi um apelo da população para que ele concorra no pleito de outubro”.
Miechuanski destacou que a motivação para esse desafio “é se engajar num projeto em prol da população para o bem das pessoas e servir o povo de Aratiba promovendo um programa de governo para que as pessoas se sintam bem no município”. Joarez também destacou que o objetivo é propor a união das pessoas, “observando o P de pessoas e não o P de partidos”. Ainda segundo o pré-candidato a vice-prefeito, as duas palavras que serão levadas em conta numa possível futura administração serão, “honestidade e transparência”.
Gelson Carbonera ao ser questionado sobre o elevado número CCs, cargos em comissão, afirmou que é necessário fazer um concurso público pois faltam servidores para trabalhar na administração.
Sobre uma possível queda na arrecadação em decorrência da reforma tributária, e, em 2030 o término da concessão da Usina Hidrelétrica Itá, construída no município de Aratiba, o pré-candidato a vice, Joarez Miechuanski, afirmou que é fundamental gastar menos do que se arrecada, priorizar as necessidades e incentivar muito o setor primário, comércio e indústria e criar uma onda de empreendedorismo no município.
Os Partidos e federações poderão realizar até o dia 05 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.