Governo de Aratiba incentiva produção de bananas orgânicas

295

O Governo de Aratiba, através da Secretaria de Agricultura, está implementando no Município o projeto de incentivo ao plantio de bananas. Na última semana, foram realizados dois dias de curso com os agricultores interessados em produzir a fruta. No primeiro dia, foi feito um estudo na sala do SUTRAF de Aratiba e, no segundo, foram realizados alguns experimentos em propriedades, entre eles, uma aula prática sobre o plantio das mudas e o manejo da cultura.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Lenir Amélio Christmann, esse projeto é muito importante para o Município porque é mais uma fonte de renda para os agricultores. “95% ou mais das bananas comercializadas aqui vem de outros municípios e nossos agricultores, principalmente aqueles que residem às margens do lago da hidrelétrica Itá, contam com condições e clima favorável para a produção de bananas”.

O cultivo também representa uma nova fonte de renda para o meio rural. “Para nós agricultores, esse projeto vêm para incentivar ainda mais a agricultura familiar orgânica, porque ajuda no desenvolvimento de nossa propriedade e também ajuda a família ter uma renda extra”, destacou o agricultor Marcelo Bugs.

Segundo Christmann, já foram investidos em mais de 10 mil mudas, que já estão disponíveis para os agricultores que tiverem interesse no plantio. Ao todo já são mais de 30 famílias interessadas em investir na produção de bananas no Município.