O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira (07), o investimento de mais de R$ 86 milhões para projetos habitacionais destinados aos atingidos pela enchente no Estado.
Serão R$ 66,7 milhões para instalação de 500 casas provisórias, dos quais: 250 em Eldorado do Sul; 100 na Região Metropolitana de Porto Alegre; e 150 no Vale do Taquari.
Além das casas temporárias, o governo do Estado também prepara a instalação de grandes abrigos para realocar contingentes de desabrigados e desalojados em Porto Alegre e Canoas.
Centros Humanitários
A prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o governo do Rio Grande do Sul, vai instalar Centros Humanitários de Acolhimento, voltados às pessoas que tiveram suas moradias atingidas pelas enchentes do mês de maio.
A execução será feita de forma conjunta e os participantes terão prazo de 10 dias para formalizar um plano de trabalho. O projeto prevê três locais para colocação das estruturas. O primeiro deles será em terreno de 9 mil m² anexo ao Centro Vida. Com capacidade de 800 a mil pessoas, contará com alojamentos para grupos familiares, além de dormitórios masculinos e femininos, fraldário, lactário, brinquedoteca e espaço para animais de estimação.
A gestão será conjunta entre o governo do estado e o município, e terá apoio da Organização Internacional para Migrações (OIM/ONU).