O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo vai bater o martelo definitivamente sobre o retorno do horário de verão na próxima semana. De acordo com o chefe da pasta, pairam ainda dúvidas sobre o período de chuvas para restabelecer as hidrelétricas brasileiras.
“Essa semana a gente acaba com essa dúvida dos brasileiros”, após participar do Fórum Esfera, que ocorre em Roma nesta sexta-feira (11).
“Vamos concluir o debate essa semana e eu sempre disse que só faremos este ano se for imprescindível. Se não, vamos esperar o período hídrico, que começa agora em dezembro, e avaliar para o ano que vem”, continuou.
O horário de verão teve fim ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que justificou, na época, que não era mais necessária a continuação da política.
Atualmente, o Brasil passa pela “mais intensa seca da história recente”, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo o órgão, é a pior dos últimos 74 anos.
“Não é só uma questão energética, tem uma transversalidade na vida das pessoas”, afirmou. “Semana que vem com toda segurança e equilíbrio, porque é uma política transversal e alguns setores têm que se planejar, nós vamos concluir esse assunto”, frisou.