Governo Municipal homenageia entidades que fazem a história de Aratiba

243

ACHA, ACIA, ADAR, AFROARA, APAE, COPAAL, CRESOL ARATIBA, CTG Galpão Crioulo, Grupo de Danças Alemãs Verdadeira Amizade, AMA, Sociedade Cultural Polonesa, MAB, Rádio Aratiba, Associação de Radiodifusão Comunitária Nova Onda, Sicredi, Sociedade Vêneta Bel Val Del Fiume, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Igreja Assembleia de Deus e Igreja Matriz São Tiago de Aratiba foram as entidades homenageadas. Cada entidade recebeu uma placa em reconhecimento ao trabalho que vem desenvolvendo nas áreas da cultura, economia solidária, organização da economia, informação e assistência social. O coordenador da ACHA, Lucir de Conto, falou em nome dos homenageados destacando que “ o papel das organizações é muito importante, porque atuando nos mais diversos setores, desperta para a consciência e a valorização dos direitos das pessoas”.

Veja o histórico e a atuação de cada entidade:

ACHA: Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba, também conhecida como hospital comunitário, foi fundada em 19 de dezembro de 1985, sendo uma entidade sem fins lucrativos, com mais de 1.100 famílias associadas. Desde a sua fundação, a ACHA defende o SUS e é referência para 33 municípios do Alto Uruguai. O Hospital Geral, com sua atual presidenta Neusa Munaro Appelt, presta atendimentos de média complexidade em internações clínicas e cirúrgicas, sendo porta de entrada de urgência com atendimento 24h por dia.

ACIA: Associação Comercial e Industrial de Aratiba, fundada em 28 de julho de 1998, atua como órgão representativo da classe dos comerciantes, industrialistas e prestadores de serviço do município. Seu objetivo social é congregar a defesa dos interesses comuns e prestar serviços especializados como: consultoria jurídica, econômico- financeira, trabalhista e fiscal, serviço de proteção ao crédito e similares. O atual presidente é Wellington Odirlei Klein.

ADAR: Associação de Deficientes de Aratiba é um instituição sem fins lucrativos, fundada em 2 de maio de 2005, com o objetivo de integração e inserção do deficiente na comunidade. Diariamente, são desenvolvidas na sede da ADAR, atividades ocupacionais como confecção de caixas de presente, colchas de retalhos, panos de prato, tapetes, almofadas entre outros. O atual presidente é Alcir Scussel.

AFROARA: Fundada em 2012, a Associação de Afrodescendentes de Aratiba é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo educacional de preservação da memória histórica e cultural das tradições afrodescendentes, integrado ao combate do preconceito através de atividades de cunho artístico-cultural. O atual presidente é o senhor Valmir Teixeira.

APAE: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aratiba, com sede na linha Auxiliadora, fundada em 16 de dezembro de 2002, é uma associação beneficente com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, direito, profissionalização, defesa e garantia de direitos, mantida através de repasses do governo, doações, contribuições e eventos. A APAE tem como missão articular ações de defesa e prestar apoio às famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A atual presidente é a senhora Clarice Griebler.

COPAAL: Organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Aratiba foi fundada em 02 de agosto de 1993 para superar as dificuldades que os produtores de leite enfrentavam na época. Hoje, a COPAAL conta com mais de 302 associados, participa das centrais de comercialização AGRICOOP e CECAFES e atua principalmente nas áreas de leite, laranja e agropecuária.

CRESOL: Fundada em 27 de abril de 2001, a Cooperativa de Crédito Rural e Economia com Interação Solidária nasceu com o firme propósito de ser um grande instrumento de apoio e ao desenvolvimento da Agricultura Familiar. Atualmente, a CRESOl conta com um quadro social de mais de 5.000 associados e durante esses 18 anos de história, várias bandeiras foram erguidas em defesa da cooperativa, como o Pronaf e a Habitação, além de seguros e créditos diversos. O atual presidente é o senhor Silvano Mohr.

CTG Galpão Crioulo: Fundado em meados de 1983, o CTG Galpão Crioulo é uma entidade sem fins lucrativos que busca divulgar, cultuar e resgatar a cultura gaúcha, além de promover a interação entre escolas, entidades e comunidades tradicionalistas, a fim de manter viva a alma do CTG.

Grupo de Danças Alemãs Verdadeira Amizade: Criado em 1995, o Grupo tem como objetivo cultivar e resgatar os costumes e tradições da etnia alemã, principalmente através da dança. O grupo é dividido em quatro categorias, infanto, juvenil, oficial e casados e todos os anos, se apresenta no Aratiba Chopp Fest.

AMA: Associação Mãos Amigas de Aratiba iniciou as suas atividades em 16 de dezembro de 2015 e o principal objetivo do grupo é de apoiar as pessoas portadoras de câncer e seus familiares. A atual coordenadora é a senhora Lúcia Lopes Rosa.
Sociedade Cultural Polonesa: Fundada em 15 de maio de 2011, a finalidade da Sociedade Cultura Polonesa é congregar a comunidade polonesa para o cultivo de tradições e costumes, assim como preservar a língua, a religiosidade, a gastronomia, o artesanato e o folclore polonês. Anualmente, a sociedade realiza a festa da Kiska e o atual presidente é o senhor Eduardo Szcpanski.

MAB: O Movimento dos atingidos por barragens é um movimento social que começou nos anos 70 e tem como finalidade lutar pelos direitos das famílias, camponeses, pequenos agricultores, sem terra, índios, pescadores, ribeirinhos, quilombolas e mineradores, para garantir os seus direitos perante a construção de usinas. O atual coordenador é o senhor Auri Bugs.

Rádio Aratiba: Surgiu em 25 de fevereiro de 1957, com o objetivo de explorar o serviço de radiodifusão na cidade de Aratiba e entrou oficialmente no ar em 16 de junho de 1959. O atual presidente é Padre Dirceu Balestrin.

Associação de Radiodifusão Comunitária Nova Onda: Fundada em 2010, a Associação de radiodifusão comunitária nova onda aratibense tem como finalidade levar diariamente ao ar informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Em 2020, a associação completará 10 anos e o seu atual presidente é o senhor Américo da Cunha.

Sicredi: Fundado em 28 de dezembro de 1902, o Sicredi foi a primeira instituição financeira do Brasil e a sua formação se deu a reação defensiva dos trabalhadores contra os altos preços dos bens básicos de consumo. Atualmente, o Sicredi conta com mais de 500 colaboradores, 46 agências e mais de 90 mil associados. O atual presidente é o senhor Thiago Amauri Andrich.

Sociedade Vêneta Bel Val Del Fiume: Fundada em 25 de novembro de 1999, a Sociedade Vêneta Bel Val Del Fiume tem como finalidade recuperar a cultura, a língua e as tradições dos descendentes Vênetos, assim como viabilizar intercâmbios sociais, culturais e econômicos com a região de Veneto, na Itália. A atual presidenta é a senhora Maria Paravise Grando.

Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar: O Sindicato dos trabalhadores rurais de Aratiba surgiu em 1966 e em 2003 passou a se chamar SUTRAF (Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar). O SUTRAF ao longo dos anos se credenciou como referência nas lutas e movimentos que trouxeram melhoria para o povo, especialmente para os agricultores. Hoje, podemos ver os frutos deste trabalho na comercialização da agricultura familiar, na habitação e no crédito rural, na saúde, na educação e na previdência. O atual presidente é o senhor Darlei Libero.

Igreja Assembleia de Deus: A igreja Assembleia de Deus deu os seus primeiros passos em direção a Aratiba há mais de 30 anos atrás e tem como principal objetivo congregar pessoas para bênçãos espirituais e materiais. O atual representante é Daniel Trindade.

Igreja Matriz São Tiago: A Igreja Matriz São Tiago de Aratiba ajudou a construir espaços comunitários físicos e está presente no marco da fé e da religiosidade do povo aratibense há mais de 50 anos. O atual pároco é o Padre Dirceu Balestrin.